As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Brasileiro dono de café nos EUA é detido por agentes do ICE e população de cidade se mobiliza

Maximiliano Fernandes é gaúcho e dono de cafeteria desde 2011; imigração americana afirma que ele tem visto vencido
05/02/26 às 11:24h
Brasileiro dono de café nos EUA é detido por agentes do ICE e população de cidade se mobiliza

Maximiano Fernandes, 41, é dono de uma cafeteria em Stow, Massachusetts
(Foto: Reprodução / Redes sociais).

Moradores e políticos locais da pequena cidade de Stow, no estado americano de Massachusetts, estão se mobilizando após a prisão de um empresário brasileiro dono de uma cafeteria na semana passada: Ele foi detido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos).

Maximiano Fernandes, 41, natural de Porto Alegre (RS), foi detido no último dia 28 ao chegar ao seu local de trabalho. Ele seria dono, junto com um sócio, do estabelecimento Stow Cafe, que serve café da manhã e almoço, desde 2011.

O brasileiro teria sido detido por estar com visto vencido, segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA. Ao jornal The Boston Globe, a secretária adjunta do órgão federal, Tricia McLaughlin, afirmou que Maximiano ultrapassou o prazo de seu visto de turista B2 e permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda por “procedimentos de imigração”.

O órgão federal também afirmou que Maximiano possui antecedentes criminais, como atentado ao pudor e agressão a um menor de idade.


Leia mais:

EUA: Agentes de imigração que mataram enfermeiro em Minneapolis são afastados

VÍDEO: Nos EUA, deputada é atacada com líquido ao fazer discurso contra agentes de imigração


Após a detenção, moradores e políticos de Massachusetts têm se mobilizado contra a detenção do brasileiro. Pelas redes sociais, um morador de Stow afirmou que o gaúcho é residente legal da cidade, onde vive há 15 anos, é dono de uma cafeteria local e cria quatro filhos com a esposa na região. Já o senador democrata Jamie Eldridge, de Massachussetts, afirmou que vai prestar assistência à família de Maximiliano.

As ações do ICE  estão sendo alvos de protestos e críticas por todo o país nas últimas semanas, após as mortes dos cidadãos Renee Good e Alex Pretti, que foram mortos em Minneappolis durante operações do serviço em busca de imigrantes ilegais. As mortes foram gravadas em vídeo por testemunhas, e os agentes da ICE aparecem mascarados.

*Com informações de UOL