As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Brasil e EUA divulgam nota conjunta após reunião considerada “positiva” entre Mauro Vieira e Marco Rubio

Segundo avaliadores da reunião, discussão entre países será restrita a nível técnico e não envolverá questões políticas
17/10/25 às 09:25h
Brasil e EUA divulgam nota conjunta após reunião considerada “positiva” entre Mauro Vieira e Marco Rubio

Chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio, se reuniram em Washington (Foto: Divulgação/Embaixada do Brasil em Washington).

Os governos de Brasil e Estados Unidos divulgaram uma nota conjunta afirmando que o encontro realizado nesta sexta-feira (17/10) entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, foi positivo. A reunião marcou a retomada dos diálogos entre os dois países após a instituição do “tarifaço” americano sobre os produtos importados do Brasil pelo país.

O comunicado, divulgado pela Agência de Representação Comercial e pelo Departamento de Estado dos EUA, bem como pelo Itamaraty, diz:

“Hoje, o representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, e o secretário de Estado, Marco Rubio, se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e tiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em curso”.

O comunicado também diz que Donald Trump e Lula se encontrarão na “primeira oportunidade possível”.:

“Ambos os lados também concordaram em trabalhar juntos para agendar uma reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula na primeira oportunidade possível”.

De acordo com o chanceler brasileiro, a conversa ocorreu em um “clima excelente de descontração”. Além dos dois chefes de diplomacia, o representante de comércio norte-americano, Jamieson Greer, participou da reunião.

Na reunião, o chanceler reiterou a posição brasileira, que pede a “reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho”. Os próximos passos das negociações, como datas, formato e equipes de negociadores, serão definidos através contatos futuros com Rubio.


Leia mais:

Por vídeo, Lula e Trump conversam sobre tarifaço; Haddad chama conversa de ‘positiva’

Lula diz que “pintou uma indústria petroquímica” com Trump durante conversa


Não ficou claro se questões políticas, como a condenação de Jair Bolsonaro (PL), foram temas da reunião entre Vieira e Rubio. Ao instituir o tarifaço, o presidente Trump usou o processo contra o ex-presidente, seu aliado, como uma das justificativas para as tarifas comerciais. No entanto, segundo diplomatas consultados pela CNN Brasil, a reunião teria conseguido isolar a pauta comercial dos assuntos políticos, que passam a ficar restritos à diplomacia dos dois países. As discussões deverão se restringir a nível técnico com o USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos).

*Com informações de UOL, Metrópoles e CNN Brasil