A seleção brasileira está fora da Copa do Mundo Feminina. Após um empate sem gols na terceira rodada de grupos, a equipe comandada por Pia Sundhage, deu adeus à competição ainda na fase de grupos. Desde sua primeira participação, em 1991, o Brasil não era eliminado na primeira fase há seis mundiais.
Na partida desta quarta-feira (02), em Melbourne, na Austrália, com a volta de Marta no time titular, a seleção jogava pela vitória para se classificar. Num jogo dominado pelo Brasil, a Jamaica fez o básico, se defendeu e segurou o empate para prosseguir na competição pela primeira vez na história.
Saiba mais:
Marta chora antes de jogo decisivo pela Copa do Mundo Feminina
Com o empate, a seleção brasileira terminou na terceira colocação do Grupo F, com apenas quatro pontos – três da vitória na estreia por 4 a 0 sobre o Panamá e um do empate com a Jamaica. A França ficou em primeiro, com sete pontos, e a Jamaica ficou na segunda colocação, com cinco pontos.
O jogo
O jogo começou com o Brasil no ataque, mas sem conseguir finalizar com sucesso. Aos poucos, a Seleção foi perdendo o controle e errando muitos passes. No final do primeiro tempo, a pressão voltou teve algumas chances de gol, mas a goleira jamaicana estava lá para impedir.
No segundo tempo, o Brasil continuou pressionando, mas a retranca da Jamaica estava imbatível. Com o passar do tempo, as meninas brasileiras ficaram mais nervosas e não conseguiam uma jogada mais perigosa.
Mesmo com as substituições, o tempo não foi suficiente para o Brasil marcar um gol e o jogo terminou empatado em 0 a 0.
Terceira eliminação na fase de grupos
É a terceira eliminação da seleção brasileira na fase de grupos. As outras aconteceram em 1991 e 1995.
Confira a lista das posições na copa do Mundo:
- 1991: eliminado na fase de grupos (9º lugar)
- 1995: eliminado na fase de grupos (9º lugar)
- 1999: terceiro lugar
- 2003: quartas de final (5º lugar)
- 2007: vice-campeão
- 2011: quartas de final (5º lugar)
- 2015: oitavas de final (9º lugar)
- 2019: oitavas de final (10º lugar)
- 2023: eliminado na fase de grupos (ainda não tem classificação final definida)