Um caso estranho envolvendo uma aranha viúva-negra foi reportado nos Estados Unidos: Uma mulher de 37 anos deu entrada em um pronto-socorro após injetar em si mesma o veneno da aranha.
Com histórico de uso de heroína, a norte-americana contou aos profissionais de saúde que moeu o aracnídeo e o misturou com água destilada. Depois, com uma seringa, ela aplicou a mistura em uma veia, querendo obter efeitos psicodélicos.
Ao chegar no hospital, ela apresentava cólicas e dores musculares severas, principalmente nas costas, abdômen e coxas. A mulher também disse estar com dor de cabeça e se sentir ansiosa. Além disso, o pulso, a frequência respiratória e a pressão arterial estavam alterados.
A mulher então começou a apresentar respiração ofegante, que logo se tornou grave e ela foi transferida para a unidade de terapia intensiva (UTI). Os médicos usaram uma série de medicamentos para controlar os sintomas, mas não puderam aplicar o soro anti-veneno pela dificuldade da mulher em respirar e o risco de anafilaxia.
Após alguns dias, a respiração da paciente voltou ao normal, a dor muscular desapareceu e ela recebeu alta.
Leia mais:
Animais peçonhentos: Escorpiões e aranhas lideram em número de acidentes no Brasil
SP: Ibama apreende 50 aranhas caranguejeiras em bagagem vinda da Bélgica
O veneno da aranha viúva-negra
A picada de uma viúva-negra costuma causar uma dor aguda, semelhante à uma picada de agulha, seguida de uma dor surda que, por vezes, provoca inchaço.
Cãibras e rigidez muscular podem acontecer. Outros sintomas podem incluir enjoos, vômitos, sudorese, inquietação, ansiedade, dor de cabeça, queda e inflamação das pálpebras, erupção cutânea e coceira, problemas respiratórios graves, aumento da produção de saliva e fraqueza.
Dependendo da quantidade de veneno, a picada da aranha pode levar à morte.
A maioria das exposições ao veneno da viúva-negra são acidentais e o nível da toxina é considerado baixo. Porém, no caso em questão, como a mulher triturou a aranha inteira, ela pode ter sido exposta a uma dose de veneno maior do que o normal. Os sintomas apareceram uma hora depois da injeção.
*Com informações de Metrópoles