Veja momento em que avião da Nasa faz pouso forçado em base aérea no Texas

(Foto: reprodução)
Um avião de pesquisa da Nasa precisou realizar um pouso de emergência sem o trem de pouso acionado nesta terça-feira (27/1) no aeroporto de Ellington, em Houston, no estado do Texas. A manobra, conhecida como pouso “de barriga”, foi concluída sem feridos, e os dois ocupantes da aeronave passam bem, informou a agência espacial norte-americana.
De acordo com a Nasa, uma falha mecânica impediu a abertura do trem de pouso do modelo WB-57. Equipes de emergência foram acionadas e acompanharam a operação. Imagens exibidas por uma emissora local mostraram um dos pilotos deixando o avião com o auxílio dos socorristas.
O WB-57 é uma aeronave desenvolvida pela própria Nasa e integra o programa de pesquisas em grandes altitudes. O modelo pode permanecer no ar por até seis horas e meia e atingir cerca de 19 mil metros de altitude, faixa alcançada por poucos aviões na história da aviação comercial, como o Concorde e o Tupolev Tu-144, ambos já fora de operação.
Leia mais
Lança-foguetes é usado em atentado contra prefeito nas Filipinas
VÍDEO: Pescadores bêbados sobem em baleia morta nos EUA
Segundo a agência, a frota de WB-57 é utilizada desde a década de 1970 em missões científicas e segue sendo considerada estratégica para pesquisas. Entre as atividades realizadas estão estudos atmosféricos e da Terra, mapeamento de superfície, coleta de poeira cósmica, apoio a lançamentos de foguetes e testes de tecnologias voltadas ao transporte aéreo e espacial.
Avião da Nasa faz pouso forçado em base aérea de Houston
Créditos: Vox Liberdade pic.twitter.com/1mZ9Om8N9M
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 27, 2026
A Nasa explica que a aeronave opera com dois tripulantes, posicionados em estações distintas na parte frontal da fuselagem. Enquanto o piloto é responsável pelos sistemas essenciais de voo, o operador de sensores controla os equipamentos de navegação e as cargas científicas distribuídas ao longo do avião.
*Com informações do G1






