De acordo com informações da emissora norte-americana FOX 4, um homem que não teve a identidade revelada acabou morrendo após infecção com a ameba Naegleria fowleri, conhecida como “comedora de cérebros”. Ele teria se infectado após lavar o rosto com água de torneira contaminada. O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos.
Esse parasita causa uma infecção no cérebro que provoca hemorragia e necrose do tecido cerebral. A morte aconteceu no dia 20 de fevereiro, e após necropsia do morto, o departamento de saúde do condado de Charlotte emitiu um alerta à população sobre a infecção.
Leia mais:
OMS confirma surto de vírus com mortalidade de 88% na África
Amazonas registrou 106 casos da doença de Haff
Segundo autoridades médicas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), casos de morte provocados por essa ameba são raros, mas este é o primeiro em que uma pessoa é infectada por água de torneira, e que ocorreu durante meses de inverno no país. A Naegleria fowleri é geralmente encontrada em águas termais, mornas ou quentes, e em lagos.
Comunicado emitido pelo CDC informa que as áreas em que a Naegleria fowleri pode ser encontrada estão mudando, possivelmente devido às mudanças climáticas.