Uma maçã por dia: Conheça os benefícios da fruta na sua rotina

Maçã (Foto: Wang Yukun/ Getty Images).
Frutas estão entre os alimentos mais recomendados pelos nutricionistas, por serem ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. A maçã não é exceção: Você sabia que consumir uma unidade dela por dia já lhe possibilita proteção até mesmo contra algumas doenças?
Segundo a nutróloga Valéria Goulart, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), estudos norte-americanos apontam que, entre os benefícios da maçã, está a diminuição na incidência de diabetes tipo 2, pelo fato dela conter antioxidantes.
A maçã tem polifenóis, substâncias que protegem o coração e previnem doenças cardiovasculares. Ela tem também uma fibra que se chama pectina, na qual, diminui a absorção de gorduras que são ingeridas no dia a dia e, consequentemente, ajuda no combate ao colesterol ruim.
Diz a médica:
“A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate à gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”.
Ela completa:
“Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva. Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento. Ela ainda favorece a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal, ácido málico que aumenta a produção da saliva, diminuindo a proliferação de bactérias, que formam a placa bacteriana”.
A fruta ainda contribui para o emagrecimento. Diz a doutora:
“Por se tratar de uma fruta rica em fibras e água, causa a sensação de saciedade e diminui o apetite. Ela tem a pectina na casca que diminui a absorção de açúcar, e isso é excelente para quem quer emagrecer. Além disso, quem come uma maçã 15 minutos antes das refeições ingere 200 calorias a menos (a maçã tem baixa caloria inclusive). Na casca existe o ácido sólico que mostra inclusive que reduz a chance da pessoa ficar obesa, aumenta a massa muscular, então é super importante para o emagrecimento”.
Leia mais:
Descubra como escolher frutas e legumes no ponto certo para evitar desperdícios
Infância saudável: saiba como incluir frutas e vegetais na alimentação das crianças
Tipos de maçã
A doutora Goulart afirma:
“Aqui no Brasil a maçã gala é a que todos consomem e gostam, uma das vantagens é que ela possui muito antioxidante e tem prioridades anti-inflamatórias. Já a maçã argentina, (bem vermelha) ajuda ainda mais na digestão. A maçã fuji é boa para fazer doce. A maçã verde é maravilhosa, ela é rica em flavonoide, vitamina c, antioxidantes, poucas calorias e muitas fibras, ou seja é muito boa”.
A nutróloga ressalta ainda que o melhor horário para aproveitar os benefícios da maçã é no café da manhã, devido a pectina presente na casca dela. Essa substância faz com que a digestão fique mais lenta e diminua a absorção do açúcar no organismo, ou seja, dessa forma o intestino funcionará de forma saudável.
Algumas pessoas, quando comem maçã a noite, sentem algum desconfortos, principalmente na digestão por conta da casca.
*Com informações de Metrópoles (Saúde em Dia)






