Trend no TikTok incentiva pessoas a dormirem de boca tapada com fita e especialistas alertam sobre riscos

Influencers nas redes sociais ao tapar a boca para dormir (Foto: reprodução/ Redes Sociais).
Dormir é considerado como algo fundamental para a saúde física e mental das pessoas. E, claro, muita gente está sempre à procura de novas dicas e conselhos para melhorar a qualidade do sono.
Nos últimos dias, tem viralizado no TikTok uma trend que promete ajudar as pessoas a dormir melhor: As postagens recomendam o uso de fita adesiva para tapar a boca durante o sono, evitando o ronco.
Porém, essa prática não apresenta embasamento científico e pode representar riscos à saúde.
Leia mais:
Acordar com despertador faz mal? Especialista explica impactos na qualidade do sono
Você já teve paralisia do sono? Conheça este assustador distúrbio
Boca coberta por fita adesiva: entenda os riscos
Segundo os adeptos, esse hábito ajuda a reduzir o ronco, o mau hálito, melhora a qualidade do sono e ajuda a desenhar a mandíbula.
Os cientistas, no entanto, não veem benefícios nessa prática. Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, afirma:
“Os estudos sobre tapar a boca na hora de dormir são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem”.
Segundo os especialistas, a prática de tapar a boca com fita adesiva pode agravar distúrbios do sono, como a apneia do sono, ou até mesmo causar sufocamento.
Cientistas recomendam mesmo a melhor opção: respirar pelo nariz, que é um filtro natural, que retém poeira e outros alérgenos antes que cheguem aos pulmões.
Respirar pela boca, em adultos saudáveis, na maioria dos casos, não é um grande problema de saúde. No máximo, se respira com a boca aberta à noite, pode acordar com a boca seca e a garganta irritada, o que pode contribuir para o mau hálito e problemas de saúde bucal. A respiração pela boca também está associada a mais roncos.
Os estudos mostraram que tapar a boca com fita mostrou pouco ou nenhum impacto e que não se deve tirar conclusões deles. No lugar disso, pesquisadores recomendam protetores bucais prescritos que podem abrir as vias aéreas, ou aparelhos próprios. E claro, se você é fumante ou está acima do peso, por exemplo, parar de fumar e perder peso pode ajudar a dormir melhor.
*Com informações de O Globo
