As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

O que ninguém conta sobre piolhos; saiba mitos e verdades

Eles afetam milhões de pessoas todos os anos, principalmente as crianças
01/11/25 às 10:00h
O que ninguém conta sobre piolhos; saiba mitos e verdades

Foto: iStock/José Ruiz Castro

Pais e mães de crianças em idade escolar conhecem bem a preocupação com a temida infestação de piolhos. Pequenos e incômodos, esses parasitas costumam causar coceira, desconforto e até constrangimento. Eles afetam milhões de pessoas todos os anos, principalmente as crianças.

Mas afinal, o que é mito e o que é verdade sobre esses visitantes indesejados? A dermatologista Suzi Maron responde.

1. Piolho é sinal de falta de higiene?

MITO. Piolhos não têm relação com falta de higiene, qualquer pessoa pode ser infestada. No entanto, hábitos de cuidado com o cabelo ajudam a identificar e tratar mais cedo uma possível infestação.

Veja vídeo:

2. Piolho pula ou voa de cabeça em cabeça?

MITO. A dermatologista Suzi Maron explicou que o piolho possui patinhas que o ajudam a se locomover, por isso, a transmissão ocorre por contato direto entre cabeças, algo comum entre pessoas que dividem a mesma cama, por exemplo.

Veja vídeo:

3. Vinagre e remédios caseiros eliminam piolhos?

MITO. A doutora explica que embora o vinagre possa ajudar a soltar as lêndeas (ovos), ele não mata os piolhos. O ideal é usar produtos específicos indicados por médicos ou farmacêuticos, além de remover os ovos com pente fino.

Veja o vídeo:

4. Amarrar o cabelo molhado dá lêndeas? E quando elas estão secas, significa que os piolhos já estão na cabeça?

PARCIALMENTE VERDADE. Amarrar o cabelo molhado não causa lêndeas nem atrai piolhos, mas o hábito pode favorecer o surgimento de fungos e micoses no couro cabeludo, devido à umidade e falta de ventilação.

Já as lêndeas secas indicam que o ovo já eclodiu e o piolho saiu. A presença dessas casquinhas pode, sim, ser sinal de uma infestação ativa e exige atenção e tratamento adequado.

Veja o vídeo:

5. Cortar o cabelo ajuda a acabar com o piolho?

MITO. De acordo com a dermatologista, o corte do cabelo não influencia na infestação dos parasitas. O que realmente importa é o tratamento correto e a remoção das lêndeas.

Veja o vídeo:

6. Crianças são mais propensas a ter piolhos 

VERDADE. Por estarem em constante contato físico nas escolas e brincadeiras, as crianças são as mais afetadas. No entanto, os adultos também podem ser contaminados.

Dicas de prevenção

A dermatologista Suzi Maron orienta pais e responsáveis sobre como prevenir a infestação de piolhos em crianças. Segundo ela, a atenção deve ser redobrada, principalmente com as meninas. A especialista recomenda que elas frequentem a escola com o cabelo preso, de preferência em um coque, para reduzir o risco de transmissão.

Suzi destaca ainda que, ao primeiro sinal de coceira, é importante verificar o couro cabeludo e procurar um médico para iniciar o tratamento adequado.

Embora causem desconforto e constrangimento, os piolhos não representam um risco grave à saúde, mas exigem cuidado e informação para evitar o contágio.

Veja o vídeo: