As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Luzes de Natal exigem cuidados para evitar acidentes elétricos

O mau uso de pisca-piscas e extensões elétricas pode provocar curtos-circuitos, choques elétricos e até princípios de incêndio dentro das residências
24/12/25 às 11:00h
Luzes de Natal exigem cuidados para evitar acidentes elétricos

(Foto: Freepik)

Com a chegada do Natal, famílias aproveitam o momento para decorar as casas com luzes piscantes de Natal, que ajudam a criar o clima típico das festas de fim de ano. Apesar do charme e da tradição, o uso desses equipamentos, que funcionam à base de energia elétrica, exige atenção redobrada para evitar acidentes.

O mau uso de pisca-piscas e extensões elétricas pode provocar curtos-circuitos, choques elétricos e até princípios de incêndio dentro das residências. Um dos erros mais comuns é ligar vários enfeites em uma única tomada, sem a devida proteção, o que pode causar sobrecarga elétrica.


Leia mais

Compras na última semana antes do Natal aquecem o comércio no Amazonas

Serpentes lideram acidentes com animais peçonhentos no Amazonas; veja como prevenir


A recomendação é que os fios sejam conectados a uma régua de energia com proteção, evitando o uso excessivo de tomadas e diminuindo os riscos, garantindo que a decoração funcione de forma segura.

Outra orientação importante é desligar as luzes da tomada ao sair de casa ou quando não houver ninguém no local, reduzindo as chances de acidentes elétricos.

Veja dicas para usar luzes de Natal com segurança:

  • Evite instalar a iluminação em áreas expostas à chuva;

  • Não coloque pisca-pisca ou luzes próximo a cortinas ou materiais inflamáveis, como papel e papelão;

  • Evite instalar as luzes em superfícies metálicas, como grades ou janelas;

  • Desligue o pisca-pisca da tomada antes de manuseá-lo;

  • Mantenha os enfeites fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Seguindo essas orientações, é possível aproveitar a decoração natalina com segurança e tranquilidade, mantendo o brilho do Natal sem riscos.