As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Dia Mundial da Visão: Confira 4 dicas para cuidar da saúde ocular

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo tem problemas de visão, a maioria podem ser prevenidos ou tratados
Dia Mundial da Visão: Confira 4 dicas para cuidar da saúde ocular

Foto: Reprodução.

Neste 9 de outubro se comemora o Dia Mundial da Visão, data celebrada anualmente na segunda quinta-feira de outubro. Essa data visa chamar atenção para a cegueira e problemas da visão, e convida as pessoas a pensar sobre a saúde ocular.

Segundo a International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB), que instituiu a data, mais de um bilhão de pessoas no mundo têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada.

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por intermédio visual. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer alterações. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares.


Leia mais:

Homem tem surto psicótico e arranca os próprios olhos na Paraíba

Cuidados com a visão: Conheça 6 hábitos do dia-a-dia que são ruins para os olhos


Veja abaixo quatro dicas para cuidar da sua saúde ocular…

Boas práticas no computador

Entre as principais orientações dos oftalmologistas ao usar o computador está a realização de pausas de alguns minutos a cada hora de uso.

Outra medida importante é manter o equipamento na altura dos olhos e nunca acima, para evitar o ressecamento. Posicionar a tela a uma distância de pelo menos 35 cm do rosto também é válido para não forçar os músculos responsáveis pelo movimento do globo ocular.

Alimentação saudável

Bons hábitos alimentares influenciam todo organismo, inclusive os olhos. É importante inserir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C e E ou em componentes como ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. Uma boa escolha são os vegetais verdes, como espinafre e couve; além de peixes de águas frias como salmão, tilápia e truta (estes ricos em ômegas 3, 6 e 9).

Uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI)

Utilizar os óculos e outros materiais de prevenção durante a jornada de trabalho é um ato de cuidado com a visão que não deve ser negligenciado. Ausência ou uso indevido de EPIs durante atividades de alto risco é uma das principais causas de lesão ocular.

Faça exames periódicos

Muitas doenças oculares podem ser silenciosas, por isso é tão importante realizar exames periódicos com um oftalmologista, como a análise da pressão intraocular e da retina. Usar medicamentos e colírios por conta própria também é arriscado.

*Com informações de Saúde Petrobrás