Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Colesterol alto atinge 1 em cada 3 brasileiros; veja riscos e opções de tratamento

Colesterol alto atinge 1 em cada 3 brasileiros; veja riscos e opções de tratamento

Cerca de 32% da população brasileira adulta apresenta níveis altos de colesterol LDL, considerado ocolesterol ruim“, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Isso implica em 1 a cada 3 brasileiros.

A maioria negligencia essa condição que, muitas vezes, é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas.

Por ser uma condição silenciosa, ela só pode ser detectada através de exame de sangue, principalmente o lipidograma, que avalia os níveis de LDL, HDL, colesterol total e triglicerídeos. A endocrinologista Fernanda Parra aponta:

“Para adultos saudáveis, o exame deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 20 anos. Mas se houver fatores de risco — como histórico familiar, obesidade, hipertensão, diabetes ou tabagismo — a frequência pode ser maior ou conforme orientação médica individualizada”.

Entre os fatores de risco mais comuns para o colesterol alto estão:

  • Má alimentação, com o consumo excessivo de frituras, gorduras, embutidos e enlatados;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso;
  • Tabagismo;
  • Doenças genéticas (como hipercolesterolemia).

Leia mais:

Cuidados na gravidez: Saiba quais os alimentos que as gestantes não deveriam comer

DECORAÇÃO: Veja 5 dicas de lembrancinhas para convidados de festa de casamento


Que complicações podem ser causadas pela condição?

Quando não identificado e tratado adequadamente, o colesterol alto pode levar à formação de placas de gordura nas artérias, uma condição chamada aterosclerose. O entupimento das artérias aumenta significativamente o risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), e insuficiência renal, representando uma das maiores causas de morte em todo o mundo.

Outra complicação relacionada é a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, que pode levar a um quadro de cirrose.

Como baixar o colesterol ruim?

O primeiro passo para diminuir o colesterol ruim é realizar mudanças no estilo de vida, adotando uma alimentação rica em fibras, frutas, vegetais e gorduras boas, e reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados e gorduras saturadas.

A prática de atividade física e parar de fumar também são importantes.

Em casos em que o colesterol continua alto mesmo após essas mudanças, especialmente quando há um risco cardiovascular elevado, podem ser receitados medicamentos, como estatinas, ezetimiba ou, em casos mais graves, inibidores de PCSK9.

Segundo os especialistas, é possível reverter o quadro a partir do tratamento adequado, principalmente se identificado precocemente e se a condição estiver relacionada ao estilo de vida.

*Com informações de CNN Brasil.