É um fato: com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil ganhar massa muscular e perder gordura. É a barriga que aumenta com o avanço da idade.
Pesquisadores chineses descobriram que o fenômeno não é causado só pela diminuição do metabolismo: células-tronco específicas estão envolvidas no processo.
Qiong Wang, professora associada de endocrinologia molecular e celular no Arthur Riggs Diabetes & Metabolism Research Institute, e co-autora do estudo, disse:
“Descobrimos que o envelhecimento desencadeia o surgimento de um novo tipo de célula-tronco adulta e aumenta a produção maciça de novas células de gordura no corpo, especialmente ao redor da barriga”.
Leia mais:
O que acontece com seu corpo quando você corta o açúcar por 30 dias?
Saiba como preservar a massa muscular com a alimentação e evitar a sarcopenia
A pesquisa foi publicada na revista Science no último dia 25. Os cientistas analisaram o tecido adiposo branco de camundongos e as células-tronco que evoluem para adipócitos (APCs).
Eles transplantaram as células de indivíduos idosos para jovens, e vice-versa: os ratinhos mais novos acabaram com um nível aumentado de gordura, enquanto os mais velhos, que receberam células jovens, não engordaram.
Os pesquisadores explicam que as células progenitoras de células de gordura despertaram apenas em camundongos de meia-idade e se reproduziram com maior velocidade, explicando por que o peso tende a aumentar com o passar dos anos.
Como temos mais tecido adiposo na região visceral, a barriga é a mais afetada pelo acúmulo de células de gordura. Posteriormente, os resultados foram validados em células humanas.