Você é daquelas pessoas que bocejam muito? Sinais de sonolência podem servir de alerta para um sério déficit de sono que pode prejudicar a saúde a longo prazo, de acordo com um novo posicionamento da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM).
O presidente da AASM, Eric Olson, pneumologista e especialista em medicina do sono na Clínica Mayo em Rochester, Minnesota (EUA), afirmou:
“De acidentes por direção sonolenta a erros no local de trabalho e riscos de saúde a longo prazo, os efeitos da sonolência excessiva durante o dia impactam indivíduos e a sociedade todos os dias”.
Especialistas alertam que a falta de sono adequado, com pelo menos sete a oito horas de descanso, está associada ao desenvolvimento ou agravamento de diabetes, depressão, doenças cardíacas e renais, pressão alta, obesidade e AVC.
Leia mais:
Higiene do sono: Conheça 7 dicas para dormir melhor
Você já teve paralisia do sono? Conheça este assustador distúrbio
Falta de sono: perigo ignorado
Muitas vezes, as pessoas descartam sinais de sonolência, como cochilar durante uma reunião de trabalho. A especialista Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern em Chicago, alerta:
“A sonolência excessiva durante o dia pode prejudicar o desempenho e ser um indicador de distúrbios do sono subjacentes ou outros problemas. Se alguém está experimentando sonolência excessiva durante o dia regularmente, deve discutir isso com seu médico”.
Bocejos muito frequentes podem indicar sonolência crônica. A especialista afirma:
“Seu cérebro está realmente entrando em breves microssonos de dois, três, dez segundos e então voltando, e você pode nem perceber que isso está acontecendo. Pode ser muito perigoso se você estiver dirigindo ou fazendo algo que envolva segurança. Então, se você sentir que pode adormecer, preste atenção nisso, pois é uma indicação de que não é seguro dirigir”.
Causas adicionais de sonolência
Distúrbios como apneia do sono, insônia, síndrome das pernas inquietas e distúrbios do ritmo circadiano, bem como condições de dor crônica e medicamentos também podem contribuir para a sonolência, o que será avaliado por um especialista.
Consumo de cafeína e álcool em excesso, notadamente pouco antes de dormir, podem contribuir para a sonolência. Pessoas com problemas de sono devem procurar ajuda especializada.
Com informações de CNN Brasil.