Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Veja quais são os maiores benefícios da batata para a saúde

Veja quais são os maiores benefícios da batata para a saúde

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 08/06/25 às 14:00h

A batata é um dos principais tubérculos na mesa dos brasileiros. Seja cozida, frita ou assada, ela rouba a cena. Mas se engana quem pensa que ela é somente saborosa. Segundo especialistas, os componentes da batata podem contribuir para uma alimentação equilibrada, especialmente quando preparada de formas que preservam suas qualidades nutricionais.

Veja os maiores benefícios da batata para a saúde
Imagem: Reprodução da Internet

Fonte de energia

Como fonte de energia e baixo teor de gordura, a batata é uma escolha inteligente para quem busca uma alimentação saudável.

“A batata é um tubérculo fonte de carboidratos complexos, naturalmente pobre em gordura e com baixa densidade calórica, sendo uma excelente opção para compor refeições equilibradas. Quando comparada ao arroz branco, por exemplo, 100 g de batata cozida contém cerca de 50% menos calorias, o que pode ser interessante em estratégias de emagrecimento”, aponta a nutricionista Karina Dias.

Boa para o sistema imunológico

É fonte de vitamina C, com potente ação antioxidante, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele e na absorção de ferro. Uma porção de 100 g de batata cozida pode fornecer até 15% da recomendação diária, contribuindo significativamente para a ingestão desse nutriente no dia a dia.


Leia também:

Bolo de chocolate: Receita tradicional para o lanche da tarde

Cólica menstrual: Conheça os 3 melhores chás para combater essa dor


Auxiliadora da saúde cardiovascular

Esse tubérculo é alto em teor de potássio, um mineral essencial para o equilíbrio eletrolítico, controle da pressão arterial e saúde cardiovascular.

“O potássio atua como um vasodilatador natural, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos e favorecendo uma melhor circulação. Isso contribui diretamente para a prevenção de hipertensão e doenças cardiovasculares”, explicou a nutricionista ao NSC Total, parceiro do Metrópoles.