O Manaus FC está na final do segundo turno do Campeonato Amazonense. Nesta quarta-feira (26/03), na semifinal, o Gavião do Norte venceu o Manauara, na Arena da Amazônia, nos pênaltis (5 a 3), após um empate em 1 a 1 no tempo normal. O adversário na decisão será o Nacional, que bateu o RPE Parintins. A decisão será neste sábado (29/03), às 17h.
O jogo
O duelo iniciou de forma bastante equilibrada, sem muitas oportunidades reais de marcar. Os times se atreviam, porém com arremates de longe ou contra os goleiros. Em uma das jogadas mais arriscadas foi a cobrança de escanteio de Pardal para o Manauara, porém Gustavo mostrou-se atento e fez a defesa. Na reta final do primeiro tempo, o Manaus esteve perto de marcar.
Aos 41 minutos, Denzel cruzou com precisão na área, Joel se antecipou e cabeceou no travessão. Porém, nos momentos finais, o Robô da Amazônia respondeu. Primeiramente, Pardal em uma cobrança de falta acerta muito perto. Após um escanteio batido por Vitinho, Wallace sobe sozinho na pequena área e desvia de cabeça no canto do goleiro, marcando o gol que fechou o primeiro tempo: 1 a 0 para o Manauara.
Na volta do intervalo, as equipes não mexeram no esquema tático. Logo no primeiro minuto de jogo, o Manaus abriu o placar após saída de bola errada do goleiro Gabriel Félix. No lance, Vitinho rebate e manda livre para Joel que, cara a cara com o arqueiro, bate com categoria na saída para deixar tudo igual.
Após o gol de empate, o Gavião do Norte passou ocupar o setor defensivo do Robô e arriscar com lances de bola parada. Aos 20, Miliano se destaca na esquerda, cruza, mas a bola do camisa 17 desvia do gol e vai para fora. O Robô da Amazônia se defendia e puxava contra-ataques com bolas alçadas na área.
Saiba mais:
Pedrinho garante que o Vasco está entre os oito melhores do Brasileirão
Flamengo se destaca contra rivais da Série A em 2025
Aos 31, Joel é recebe passe na área, gira e finaliza com um chute. A bola desvia e sobra para Caio Hila, que arrisca um chute fraco, mas que acaba sendo defendido pelo goleiro Gabriel Félix, do Manauara. Após reposição de bola, o Robô da Amazônia sai em velocidade com Romarinho, mas desperdiça a chance com chute para a linha de fundo.
Nos minutos finais, uma falta pela esquerda para o Manauara. Wallace cobrou, mas mandou para fora. O árbitro acrescentou mais três minutos, mas a vaga para a final se desenhava para as cobranças de pênaltis.
Penalidades
O Manaus iniciou com as cobranças. Renan abriu a série e marcou com chute forte, sem chances de defesa. Paulinho, do Manauara, bateu e mandou a bola na buchecha das redes.
Miliano, do Manaus, na segunda cobrança, marcou no centro do gol. Em seguida, Pardal bateu forte no meio do gol.
Silvano, camisa 21, cobrou e fez o terceiro do Manaus. Manoel foi para a cobrança e mandou para fora, por cima do gol.
Na quarta, o zagueiro Dedé bateu confiante e marcou com categoria. Wallace, camisa 10 do Manauara, bateu com cavadinha e marcou.
Weverson cobrou o quinto pênalti e garantiu a classificação do Manaus para disputa da final do segundo turno contra o Nacional: (5 x 3).
O Manaus ainda garantiu vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro de 2026. O Gavião do Norte ainda disputa a quarta divisão nacional deste ano, assim como o Robô da Amazônia.