O Amazonas FC sagrou-se campeão na noite desta terça-feira (1º/04), em jogo válido pela final geral do Campeonato Amazonense 2025, na Arena da Amazônia, após vencer o Nacional por 2 a 1 em jogo estudado. Este foi segundo título conquistado pela Onça-pintada, fundado em 23 de maio de 2019. Zabala fez o gol da conquista.
O jogo

O Amazonas iniciou a partida para cima do Nacional e propondo jogo. O Naça, por sua vez, segurava a marcação da Onça-pintada. Aos 7 minutos, Rafael Tavares cobra a falta e manda à esquerda do goleiro. David Becker bem posicionado faz a defesa sem dar rebote.
Aos 11 minutos, o atacante Rodrigo Varanda recebe livre, ganha da marcação e chuta forte na saída do goleiro David Becker. A equipe azulina ainda reclamou falta no lance, mas o árbitro validou o gol aurinegro após confirmação do VAR.
Após o gol sofrido, o Nacional saiu em contra-ataque com Luiz Fernando pela direita. O camisa 8 cruza, mas Bruno Ramires tira de cabeça e evita o empate.
No lance seguinte, Cocote recebe na frente, ganha em velocidade de William Mineiro e chuta forte. O goleiro David Becker faz grande defesa, mas a jogada não valia porque Cocote estava impedimento.
Aos 22 minutos, o Nacional teve uma chance clara de empate. Caio Callyman avança pela direita e faz cruzamento para Vinícius Balotelli, livre de marcação. O camisa 7 se antecipa à zaga e manda de cabeça para fora, à direita do goleiro Renan.
Após a parada médica, o Nacional passou a frequentar o setor defensivo do Amazonas trocando passes. Aos 35 minutos, bola é alçada na área da Onça-pintada e Vinícius Balotelli se antecipa e marca. O assistente invalidou o lance por impedimento, mas o VAR corrigiu o erro e confirmou o gol.
Após o gol de empate, o Amazonas foi para o ataque e quase marca o segundo tento na partida. Aos 38 minutos, Rafael Tavares recebe livre na grande área e bate forte. David Becker faz linda defesa e manda para escanteio.
Aos 42 minutos, uma confusão à beira do gramado entre os jogadores e comissão técnicas das ambas equipes. Após a confusão, o técnico Wellington Fajardo recebe cartão amarelo por invasão no campo de jogo.
Leia mais:
Nos minutos finais, Ceará cede empate para o Bragantino na estreia do Brasileirão
Brasileirão 2025 contará com norma contra cera de goleiros
Aos 44 minutos, Larry Vásquez, do Amazonas, faz dura e é advertido com cartão amarelo. O árbitro acrescentou 6 minutos de acréscimos, mas o placar terminou empatado na primeira etapa.
Na volta do intervalo, os times voltaram sem alterações. Logo no começo, Robertinho, do Amazonas, e Anderson, do Nacional, se estranharam e levaram cartão amarelo.
Aos 7 minutos, Carlos Akapo finalizou de longa distância na entrada da área, mas manda a bola para fora. O Nacional ganhou escanteio pela esquerda, mas após a cobrança Luiz Fernando não domina bem e isola para fora.
Aos 11 minutos, Vinícius Balotelli se machuca e é substituído por Mardley. O técnico Eduardo Barros também mexeu no esquema tática da equipe para as entradas de Luquinhas no lugar de Cocote, e Eliton Junior no lugar de Rafael Tavares, que saiu machucado.
O Amazonas saiu rápido pela esquerda com Luquinhas. O atacante cruza, e manda a bola nas mãos do goleiro David Becker. No minuto seguinte, Wellington Fajardo troca Wendel por Breno.
A Onça-pintada mantinha ritmo de jogo e Nacional se segurava. Aos 25 minutos, Caio Callymann faz falta e leva cartão amarelo. Depois do lance, o Amazonas fez mais duas modificações. Zabala entrou no lugar de Rodrigo Varanda, e Luan Silva no lugar de Vitão.
Após parada médica, o Nacional também voltou a mexer no esquema tático em busca do gol. Aos 32 minutos, Gustavo Hebling deu lugar para Léo Aquino, enquanto Lucas Oliveira saiu para entrada de Kayo. Barbieri entrou em substituição a Caio Callymann.
O jogo ficou truncado e lances eram parados com falta. Aos 39 minutos, Fabiano cai no gramado e é substituído pelo lateral-esquerdo Alyson. O Nacional passou a pressionar o adversário e Renan precisou trabalhar para evitar o gol nacionalino.
Na reta final, o Nacional era melhor em campo e Amazonas nitidamente errava passes por conta de cansaço físico. Quando o jogo caminhava para os pênaltis, aos 45 minutos, bola é lançada na área pela esquerda.
Alyson cruza para a área, a bola desvia e sobra para Zabala, que fica na defesa do goleiro David Becker. A bola sobra novamente e Zabala escora para o gol: Amazonas 2 a 1.
O Amazonas era todo do ataque em busca do terceiro gol. O árbitro deu mais 8 minutos de acréscimos, e antes de encerrar o jogo, os jogadores protagonizaram uma confusão.
O árbitro Rafael Ramos Tourinho parou o lance. O Nacional sentiu e não conseguiu mudar o placar a favor do adversário. Amazonas campeão pela segunda vez do Campeonato Amazonense.
Próximos jogos
O Amazonas volta a campo no dia 4 de abril, às 19h (de Brasília), pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás. A partida acontece no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia.
O Nacional, por sua vez, encerra a participação na temporada. A equipe assegurou vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.