31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Wilson anuncia nova estratégia para ampliar vacinação contra a Covid-19

Publicado em:

- Anúncio -

O governador do Amazonas Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (11), nova medida para intensificar a vacinação contra a Covid-19 diante do aumento de casos da doença e de síndromes respiratórias, como influenza e H3N2, durante o período de chuvas no estado.

O chefe do Executivo estadual convocou coletiva de imprensa para anunciar, ao lado do titular da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a instalação de pontos de imunização em dez supermercados da capital a partir de quinta-feira (13). O atendimento nesses locais será realizado das 9h às 20h até a sexta-feira (14).

“Faço um alerta para as pessoas que não tomaram a primeira dose. Há uma epidemias de influenza, todas as unidades de saúde estão lotadas. E existem casos de coinfecção por influenza e covid”, explicou Wilson.

Leia mais:

Covid-19: Governo do Amazonas suspende eventos com venda de ingressos

Vacinação infantil contra Covid no AM vai começar por grupos prioritários

 

O governador acrescentou que está coordenando a ampliação de centros de atendimento a pacientes com Covid-19 caso os índices da doença continuem a aumentar.

“Estamos monitorando a situação. Tenho conversado com minha equipe para entender a curva de casos. Já comecei a mobilizar algumas estruturas para atender eventualmente quem possa ter um agravamento da covid“.

Cenário previsível

O secretário estadual de Saúde Anoar Samad ressaltou que, apesar da alta adesão às vacinas e da baixa gravidade dos sintomas da variante ômicron, a população deve manter a cautela e os cuidados necessários para evitar uma nova onda de Covid-19.

“Ao contrário da variante delta, a ômicron não tem predileção pelos pulmões e pelos rins. Mas não confundam. Os poucos casos se tornam muitos e pressionam a rede de saúde pública“, enfatizou. “É melhor trabalhar com um cenário previsível”.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, destacou que  mais de 70% da população manauara já completou o ciclo vacinal de duas doses. No entanto, 100 mil pessoas ainda não receberam a primeira dose.

“Não faltam vacinas. Faltam pessoas dispostas a se vacinar. As reações aos imunizantes são leves. Os adultos que não se vacinam ou não completam seu ciclo acabam contaminando seus filhos“, exemplificou.

Shádia afirmou que o gabinete de crise da Covid-19 já começou a definir um plano de ampliação dos pontos de testagem na capital.

 

Daniel Amorim, da redação

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Siga-nos no X
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -