O caso da aplicação de vacinas adultas em crianças e ainda por cima vencidas em Lucena, na Paraíba, está sendo investigado. Em depoimento remoto ao Ministério Público ontem, dia 16, a técnica em enfermagem que aplicou as doses, cujo nome não foi revelado, informou que nunca recebeu treinamento para vacinar nem crianças nem adultos contra Covid-19.
Veja mais:
Crianças recebem vacinas vencidas contra a covid na Paraíba
Ato simbólico marca abertura de vacinação de crianças contra a Covid-19 em Manaus
A técnica, de 37 anos, trabalha na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Lucena desde novembro. Ela disse que não assistiu ao curso online de treinamento por estar cuidando da mãe hospitalizada.
Ela afirmou que não sabia que as doses já haviam passado do prazo de validade. E no dia 7 de janeiro, quando o posto recebeu alta procura, ela teria perguntado no WhatsApp à enfermeira se “poderia vacinar todo mundo”, e a resposta teria sido “sim”. Ela era a única responsável pela vacinação no posto na ocasião, e aplicou as doses. As crianças que receberam as vacinas tiveram um pouco de febre e reclamaram de dor no local da injeção, mas passam bem.
O caso foi até comentado pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que recomendou “cautela na aplicação das doses” e informou que a pasta seguirá acompanhando o caso. O MPF da Paraíba continuará investigando o ocorrido.
Via CNN Brasil.