A segunda etapa do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) teve provas aplicadas neste sábado, 21, em Manaus e nos municípios de Humaitá, Parintins e Tabatinga. Ao todo, são 400 vagas destinadas ao cargo de soldado bombeiro militar, de nível médio, e 53 para 2º tenente bombeiro militar, de nível superior.
O total de candidatos aptos para participar da segunda fase é de 4.192, sendo 3.814 concorrendo às vagas de soldado e 378 para as vagas de 2º tenente. Os portões das unidades em que acontecem as provas na capital e nos três municípios foram abertos às 13h30. As provas tiveram início às 15h, com encerramento marcado para as 17h. Nesta fase, as provas são discursivas e de redação.
Leia mais:
Concurso da SSP-AM é suspenso por auditor do TCE-AM
Lista de aprovados em primeira fase do concurso dos Bombeiros é divulgada: Confira!
Em Manaus, as provas foram aplicadas na Faculdade Nilton Lins, situado no Parque das Laranjeiras, zona centro-sul.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, explicou a importância do concurso para reforçar o efetivo do Corpo de Bombeiros:
“São 400 novos soldados e 53 oficiais. Isso vai dar um gás muito importante na corporação. Nós vamos aumentar postos, vamos expandir para o interior. Estamos nos estruturando para receber os alunos bombeiros. Assim que todas as fases do concurso forem vencidas, nós vamos começar a formação”.
A primeira etapa do concurso foi realizada em 12 de fevereiro. Naquela ocasião, foram registradas 9 mil faltas na capital e no interior.