A Receita Federal disponibilizou a partir de hoje consulta ao 1º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. O pagamento será feito na próxima terça, 31, e será creditado para 3.383.969 pessoas com valor total de R$ 6,3 bilhões.
Neste primeiro momento, devem receber a restituição os contribuintes que têm preferência como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março. Haverá também o pagamento de restituições residuais de anos anteriores.
Leia mais:
Imposto de Renda 2022: prazo para entrega da declaração é prorrogado
Quase 400 mil amazonenses devem declarar imposto de renda em 2022
Para consultar, entre na página da Receita Federal aqui. É preciso clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.
É possível também consultar a restituição no aplicativo da Receita Federal, disponível para baixar para celulares e tablets.
O pagamento da restituição será feito diretamente na conta indicada na declaração do Imposto de Renda.
O calendário de restituição do IRPF 2022 prevê 5 lotes para pagamento, entre maio e setembro. Os próximos lotes já têm data programada: 30 de junho (2º lote), 29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).