31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Passe Livre Estudantil começa a valer no retorno das aulas

Publicado em:

- Anúncio -

Benefício que vai assegurar viagem gratuita de ônibus aos alunos de escolas públicas estaduais e municipais, o Passe Livre Estudantil começa a valer a partir desta segunda-feira (14). Nesta primeira fase, todos os estudantes que possuem o cartão Passa Fácil vão poder usufruir do benefício, até que o período de recadastramento seja concluído pela Prefeitura.

O público contemplado pelo programa são estudantes que residem a mais de um quilômetro de distância das unidades de ensino e, por isso, precisam utilizar ônibus para chegar à escola. Segundo o governador Wilson Lima, a medida dará fôlego ao orçamento das famílias manauaras.

“A gratuidade é uma reivindicação histórica da sociedade e é um programa que vai fazer a diferença na vida das famílias, porque vai aliviar o orçamento, sobretudo das mais pobres”, disse.

Leia mais:

Prefeitura orienta estudantes a atualizarem dados para não perderem Passe Livre

Decreto do Passe Livre é assinado: convênio garante transporte gratuito para estudantes

Além da criação do Passe Livre, a parceria assinada com o prefeito David Almeida determina o congelamento da tarifa do transporte coletivo. O convênio é de R$ 156 milhões, dos quais R$ 36 mi são contrapartida municipal. Entre outras coisas, alcançam o custeio do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o combustível dos ônibus.

Para facilitar a concessão do benefício, as escolas estaduais encaminharam a lista dos alunos enquadrados no perfil do programa para o cadastro no sistema Passa Fácil 2022, da Prefeitura. Os estudantes podem verificar se foram contemplados pelo programa por meio do link estudantes.manaus.am.gov.br

Incentivo

A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, considera o benefício um incentivo aos estudantes que enfrentaram dificuldades ao longo dos últimos dois anos de pandemia. “Sabemos que muitas famílias tiveram dificuldades nos últimos anos, por isso, o convênio que garante a gratuidade chega em boa hora”, salientou.

O cadastro dos estudantes é automático, feito por meio do cruzamento de dados das matrículas na rede estadual com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). É necessário que o aluno esteja regularmente matriculado e com os dados atualizados na escola em que iniciará o ano letivo.

O estudante que não tem cadastro no Sinetram deve solicitar a emissão do cartão Passa Fácil, via agendamento por meio do site: www.sinetram.com.br ou pelo Aplicativo Cadê Meu Ônibus. Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável.

Via assessoria

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -