A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou nesta segunda-feira (25) um painel de indicadores para acompanhamento do cenário epidemiológico da malária no estado.
Leia mais:
Supermercado é autuado por produtos estragados em Manaus
Elon Musk compra o Twitter por US$ 44 bilhões
O dia do lançamento foi escolhido pela data alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Malária (25/04). A data, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, e tem a finalidade de reconhecer o esforço global para o controle efetivo da malária.
O painel tem a função de dar transparência aos dados de saúde e funciona como ferramenta de análise de dados epidemiológicos. No painel estão indicadores dos casos novos positivos para a malária, discriminados por ano e por mês, com variação percentual comparativa entre os períodos, além do rank de municípios com local provável de infecção, distribuição dos casos novos positivos por áreas, por espécie parasitária, por faixa etária, por sexo e início de tratamento após a data dos primeiros sintomas.
Em Manaus tivemos redução de 15,40% no registro de casos de malária no ano passado, em comparação a 2020, a capital saiu do 7º para o 9º lugar no ranking dos dez municípios brasileiros com maior número de casos da doença no país.
O painel está disponível em: https://bit.ly/3xMxg5s