Na última quarta-feira (20), foi deflagrada uma operação de combate à produção e comercialização ilegais de fertilizantes na cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.
No local, foram apreendidos 183 mil quilos de fertilizantes ilegais, após o recebimento de denúncias para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A Polícia Civil do Paraná realizou diligências preliminares que resultaram na deflagração da operação, que descobriu um estabelecimento onde eram produzidos e comercializados fertilizantes sem o devido registro no Ministério.
O estabelecimento foi embargado e a empresa foi autuada por armazenar, misturar e acondicionar fertilizantes, inclusive varreduras, além de efetuar mistura de matérias-primas e produzir produto acabado, comercializado como varredura de fertilizante, e fraudar produtos destinados à agricultura.
Os fertilizantes ilegais causam risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto. A destinação do produto apreendido será decidida após o término do processo administrativo gerado pela emissão de auto de infração ao estabelecimento.