O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou hoje na reunião do Conselho Executivo que a fase aguda da pandemia de Covid-19 pode se encerrar em 2022… Se os governos do mundo fizerem a sua parte.
Veja mais:
OMS alerta: “Pandemia não está nem perto do fim”
Amazonas registra queda em novos casos da Covid-19
O pronunciamento dele ocorre no aniversário de 2 anos que a OMS declarou emergência de saúde pública de preocupação internacional a respeito da Covid-19. Segundo Tedros, devido à variante Ômicron todos os recordes de contaminação foram batidos semana passada: 100 casos relatados a cada três segundos, com uma morte a cada 12 segundos. Desde que a Ômicron foi detectada há nove semanas, mais de 80 milhões de casos foram relatados à OMS – mais do que em todo o ano de 2020.
Tedros afirmou que o mundo vai precisar aprender a conviver com o vírus. “Reconhecemos que estão todos cansados desta pandemia. As economias e as empresas estão sofrendo. Mas isso não significa que o mundo dará uma carona grátis a este vírus. Isso não pode significar que aceitamos quase 50 mil mortes por semana, de uma doença evitável e tratável. (…) Não pode significar que apostamos em um vírus cuja evolução não podemos controlar, nem prever”.
Pela primeira vez, o diretor da OMS assumiu que a fase aguda da pandemia pode acabar em 2022. Tudo depende da vacinação: “Não há saída a menos que atinjamos nossa meta comum de vacinar 70% da população de cada país até meados deste ano”, disse Tedros. “Se os países puderem fazer isso bem, podemos acabar com a Covid como uma emergência de saúde global, e podemos fazê-lo este ano”.
Via UOL.