A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou na noite desta quarta-feira (04), uma grande ação de saúde com oferta de serviços e exposição de estandes de 18 instituições parceiras, no complexo da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
A iniciativa é parte da programação da campanha sobre os cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação realizada pela fundação e contou com apresentações e exposições dos programas estaduais da Vigilância em Saúde voltados para a prevenção de dengue, zika, chikungunya, zoonoses, tuberculose e entomologia, além de diversos serviços ofertados por parceiros envolvidos na ação de saúde.
Veja mais:
UEA abre matrículas para curso de atenção à saúde da população ribeirinha
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o foco da campanha é atingir, também, a população em geral dentro da temática sobre os riscos da automedicação.
“É importante incluir a população em geral que é o público-alvo dessa campanha e prestar orientações, informações e alguns serviços que estão sendo ofertados na Ponta Negra”, afirma Tatyana.
Os cidadãos que compareceram na Ponta Negra tiveram acesso à vacinação para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e outras vacinas como as doses contra sarampo e contra influenza.
“E, nessa oportunidade, outras áreas da FVS-RCP expõem também sobre outras doenças. A FVS atua na prevenção de uma série de doenças e a população poderá ter acesso e conhecer como ocorre esse trabalho, como pode se prevenir e, também, ter acesso a serviços, já que serão 18 instituições na ação”, detalha o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa/FVS-RCP), Jackson Alagoas.
Além da vacinação contra Covid-19 (adulto e infantil), e vacinação contra influenza e sarampo, a ação contou com aferição de pressão arterial, bioimpedância e teste de glicemia; exposição sobre o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, sobre nutrição saudável; aula de ritmos (dança), estandes sobre o Crédito Rosa, Auxílio Estadual e orientações referentes ao Auxílio Brasil.
Também fizeram parte da ação, a exposição de experiência com bom êxito e atividades extracurriculares relacionadas à saúde de escolas; distribuição de 500 mudas arbóreas diversas, incluindo medicinais e frutíferas; feira itinerante de produtos regionais; exposição sobre o Projeto Respirar, da SES-AM, com professores de educação Física e fisioterapeutas.