A mais recente pesquisa divulgada pela AtlasIntel, nesta sexta-feira (30/5), mostra que a desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou nos últimos 30 dias. Segundo o levantamento, a taxa de avaliação negativa do presidente subiu 3,6 pontos percentuais, passando de 50,1% em abril para 53,7% agora, configurando-se como a maior desaprovação registrada pela empresa desde janeiro de 2024.
Veja:

Saiba mais:
- Lula relembra 580 cartas que trocou com Janja na prisão: “Sozinho numa cela, pensando na amada”
- Nikolas Ferreira vai acionar Justiça contra Janja por fala sobre regulação das redes sociais; entenda
Antes deste resultado, o pico de desaprovação de Lula havia sido registrado em março deste ano, quando o índice chegou a 53,6%, mas logo recuou para os 50,1% em abril. Agora, com os números de maio, a curva volta a subir e atinge um novo patamar, indicando uma tendência de desgaste político e social da imagem do chefe do Executivo brasileiro.

Em contrapartida, a aprovação ao presidente Lula recuou ligeiramente. O índice de aprovação passou de 46,1% em abril para 45,4% em maio, uma queda de 0,7 ponto percentual. Além disso, 0,7% dos entrevistados afirmaram que não souberam ou preferiram não responder à pergunta sobre a avaliação do presidente.
Maioria considera governo Lula péssimo
Além da avaliação pessoal do presidente, a pesquisa também indagou os entrevistados sobre como percebem o governo Lula de forma geral. Os dados revelam que a maioria dos brasileiros, 52,1%, classifica a gestão petista como ruim ou péssima. Em contrapartida, 41,9% consideram o governo como ótimo ou bom, enquanto outros 6% apontam a administração como regular. Apenas 0,1% não souberam responder.

O gráfico apresentado pela AtlasIntel aponta uma tendência semelhante à observada na avaliação pessoal do presidente, com crescimento das taxas negativas. Contudo, diferentemente da desaprovação a Lula, que apresentou apenas recuo na aprovação, a percepção sobre o governo também registrou, curiosamente, uma leve alta na taxa de ótimo e bom em relação ao último levantamento.

Corrupção se destaca como principal problema do Brasil
Outro ponto relevante destacado pela pesquisa foi a percepção da população sobre os principais problemas enfrentados atualmente pelo Brasil. O instituto apresentou uma lista e permitiu que cada entrevistado mencionasse até três itens que, em sua visão, são os maiores desafios nacionais.
A corrupção despontou como o fator que mais preocupa os brasileiros, com um expressivo aumento em relação ao mês anterior. Em abril, 47% dos entrevistados apontavam a corrupção como um dos maiores problemas do país. Agora, em maio, esse percentual saltou para alarmantes 59,5%.

Especialistas indicam que esse crescimento pode ser, ao menos em parte, reflexo da crise recente envolvendo fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tem gerado grande repercussão na opinião pública. Apesar de o problema não ter tido início no atual governo de Lula, a crise no INSS acabou por impactar negativamente a percepção da população sobre a atuação governamental no combate à corrupção.
Detalhes da pesquisa AtlasIntel
A pesquisa foi conduzida pela AtlasIntel em parceria com a Latam Pulse e a Bloomberg, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025. Ao todo, foram ouvidas 4.399 pessoas em todo o Brasil, por meio de questionários aplicados on-line. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.