O consórcio de veículos de imprensa, que contabiliza os números da pandemia junto às secretarias de Saúde do país, divulgou hoje o número de mortes por Covid-19 no Brasil no mês de maio: 3.176. O número foi menor que o apurado em abril, que contabilizou 3.961 mortes. O número registrado em maio é o menor observado no país desde março de 2020, quando foi declarada a emergência pandêmica.
O único estado brasileiro a não registrar morte por Covid em maio foi o Acre.
Leia mais:
Xangai encerra lockdown contra a Covid-19 após dois meses
Fiocruz alerta sobre estagnação da cobertura vacinal contra Covid
No Amazonas, 2 mortes foram registradas.
São Paulo foi o estado que mais teve mortes contabilizadas: foram 1.061 – um aumento de 25% em relação a abril, quando 849 mortes haviam sido registradas.
Apesar da queda nas mortes, a tendência é de alta nos casos de Covid. A média móvel de novos casos por semana encontra-se em alta há cinco dias, e a registrada no dia 31 foi a maior em dois meses.
Devido ao aumento de novos casos, o estado de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em salas de aula, escritórios e cinemas. Outros municípios em Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina também voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, principalmente escolas.