Modal de transporte que vem crescendo nos grandes centros urbanos, o ciclismo ganhou destaque nos projetos de lei (PLs) com foco na mobilidade aprovados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2021. A proposta de autoria do deputado Saullo Vianna (PTB), por exemplo, obriga a instalação de placas de advertência sobre a presença de ciclistas em estradas.
O PL 5.4671/21, de autoria do presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), regulamenta o transporte de bicicletas no transporte intermunicipal do estado. O deputado também apresentou o PL 5.516/21, que torna obrigatória a sinalização de placas indicativas de radares utilizados para o monitoramento dos motoristas no trânsito.
Leia mais:
Deputados fazem prestação de contas na última sessão do ano na Aleam
Aleam aprova orçamento Lei Orçamentária Anual para 2022
Outros destaques são o PL 5.701/21, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota), que cria incentivos ao cicloturismo no Amazonas, e o PL 5.546/21, de autoria do deputado João Luiz (Republicanos), que instituiu o Selo Empresa Amiga do Ciclista.
A ex-líder do governo Wilson Lima na Aleam, deputada Joana Darc (PL), teve aprovado projeto que institui campanhas publicitárias permanentes de orientação de segurança aos motociclistas devido aos grandes índices de acidentes de trânsito envolvendo motos no Estado.
Essa iniciativa poderia ser aproveitada em projeto voltado à segurança dos ciclistas, tendo em vista os casos de atropelamento registrados em Manaus nos últimos anos.