Convenção do diretório regional do Republicanos realizada nesta sexta-feira (5), em Brasília, oficializou a candidatura da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves ao Senado pelo Distrito Federal.
A sigla também anunciou apoio à chapa de Ibaneis Rocha (MDB) para reeleição ao governo do DF. Assim, Damares terá uma candidatura avulsa, já que a ex-ministra Flávia Arruda (PL) concorre ao Senado pelo grupo. A apresentação de duas candidaturas à Casa pela mesma coligação foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho deste ano.
A candidatura de Damares será apoiada ainda pelo União Brasil, afirmou o presidente da sigla no DF, Manoel Arruda, que também indicou apoio à chapa de Ibaneis Rocha. Segundo o presidente do Republicanos-DF, Wanderley Tavares, a intenção do partido era apoiar a candidatura do senador Reguffe (União Brasil) ao Buriti.
Leia mais:
“Nenhuma motivação”, diz Damares sobre eventual candidatura ao Senado
Procuradoria dá 10 dias para ministra Damares explicar disque-denúncia para antivacinas
No entanto, o parlamentar pediu ao União Brasil autonomia para formar a chapa, o que não foi garantido pela sigla. Nesta sexta, o presidente do partido no DF, Manoel Arruda, afirmou que “não tem mais responsabilidade” com a candidatura do senador.
Diante do impasse, o Republicanos preferiu anunciar o apoio a outra chapa, segundo Tavares.
Via g1