Depois de um ano de vacinação contra o Covid-19, o Brasil está com 68% de sua população adulta imunizada com duas doses de vacina, 15% já tomou sua dose de reforço e 75% receberam ao menos a primeira dose. Esses dados sobre a vacinação brasileira foram divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do seu painel Monitora Covid-19.
Veja mais:
Em Manaus, vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa nesta segunda-feira
Há um ano, crise de oxigênio marcava início da segunda onda de covid no Amazonas
O início oficial da vacinação no Brasil foi em 17 de janeiro de 2021, com a imunização da enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo, com a CoronaVac. Naquela época, o país enfrentava a segunda onda de Covid, com média móvel de mortes acima de 900 pessoas por dia, e com 23 estados apresentando mais de 60% de ocupação de leitos de UTI por infectados com a doença. O Amazonas enfrentava o caos no seu sistema de saúde, com escassez de oxigênio e centenas de mortes.
Agora o país inicia a campanha para crianças entre 5 a 11 anos de idade, com vários estados iniciando seus planos de vacinação nesta segunda, dia 17, incluindo o Amazonas.
Pesquisadores da Fiocruz ressaltam que o resultado da vacinação no Brasil produziu queda drástica no número de internações e na mortalidade da população, mesmo com a ascensão de novas variantes do Covid.
Via Agência Brasil.