O Amazonas recebeu hoje catorze profissionais convocados pelo programa “Médicos pelo Brasil” para reforçar o atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as regiões atendidas por esses médicos, destacam-se distritos sanitários indígenas.
De acordo com a coordenação do “Médicos pelo Brasil”, quase 2 mil cidades terão reforço na assistência ofertada nos postos de saúde. O programa foi criado em 2019 para substituir o “Mais Médicos”: o projeto do governo do presidente Bolsonaro excluiu os médicos estrangeiros, como os cubanos.
Leia mais:
Amazonas lança painel de indicadores para acompanhamento da malária
Prefeitura de Manaus começa a ofertar inserção de DIU em Unidade de Saúde
O primeiro processo seletivo do “Médicos pelo Brasil” teve um total de 16.357 inscrições, com 8.518 candidatos aprovados. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 1,7 mil profissionais já foram chamados neste mês. Os demais chamamentos vão ocorrer durante todo o período de vigência do edital do programa, sendo a maioria ao longo deste ano. Do total de municípios que receberão os profissionais, cerca de 6% serão contemplados com o provimento médico federal pela primeira vez.
O governo federal afirmou ter investido cerca de R$ 783,6 milhões na iniciativa, que disponibiliza mais de 4,6 mil vagas em todo Brasil.