Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas Energia nega risco de apagão após Manaus bater recorde de consumo de energia

Amazonas Energia nega risco de apagão após Manaus bater recorde de consumo de energia

Caroline Vasco
Por Caroline Vasco | 23/08/24 às 09:27h

A Amazonas Energia, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica, negou o risco de apagão após Manaus bater o recorde de consumo de energia com 1.731,91 MW (Megawatts), na terça-feira (20/08), devido o intenso calor, as queimadas e a seca dos rio. Os dados foram divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Em nota, a concessionária informou que, apesar do recorde de consumo de energia elétrica, “não há risco de apagão motivado pela alta demanda à cidade de Manaus e sua região Metropolitana, haja vista que o ONS já está tomando medidas necessárias, como o acionamento de usinas termoelétricas, para garantir o fornecimento através do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.

A concessionária pede ainda que as pessoas “utilizem a energia elétrica de forma consciente, principalmente, entre os períodos de 13h30 e 15h30 e das 19h30 às 22h30”.


Leia mais

Princípio de incêndio atinge usina termelétrica e causa ‘apagão’ em Barcelos

Apagão deixa bairros de Manaus e região metropolitana sem energia nesta segunda


Recorde de consumo

Ainda conforme o ONS, o alto consumo em Manaus e a Região Metropolitana, composta pelos municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru, se aproxima do valor registrado em outubro do ano passado, em que atingiram 1.748 MW.

Os dados apontam ainda, que a Região Norte bateu 8.322MW, superando os 8.274 MW, médios de 8 de agosto de 2023, o recorde anterior.