O Flamengo anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (04/07), a saída do volante Gerson, após rescisão contratual ser divulgada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileiria de Futebol (CBF). Segundo o clube, o atleta pediu demissão de forma unilateral, e o Zenit, da Rússia, quitou imediatamente a multa rescisória de 25 milhões de euros, valor correspondente a R$ 160 milhões.
Conforme a diretoria do clube carioca, o Zenit pagou a multa rescisória na manhã de terça-feira, de forma integral, depositando o valor diretamente na conta do Rubro-Negro. Na declaração oficial, o Flamengo agradece ao atleta, afirmando que ele se tornou um ídolo devido ao seu empenho em campo. O GE foi o primeiro a divulgar a informação.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o contrato de trabalho do atleta Gerson foi encerrado nesta sexta-feira (04/07/25), após pedido de demissão e rescisão unilateral apresentado pelo jogador, bem como o pagamento integral da multa rescisória prevista em contrato. O valor, de 25 milhões de euros, foi depositado pelo FC Zenit São Petersburgo, da Rússia. O Flamengo agradece ao atleta pelo período em que esteve à disposição da equipe, na qual conquistou diversos títulos, honrou o manto Rubro-Negro e se tornou um ídolo pela dedicação em campo. O clube deseja sucesso na sequência de sua carreira.”
O Zenit tem interesse em Gerson há algum tempo, e os russos tentaram contratá-lo na janela de transferências do início do ano. Eles aumentaram a comunicação em junho, chegaram a um acordo com o jogador e indicaram que pagariam a multa rescisória de 25 milhões de euros (R$ 160 milhões) assim que o Flamengo fosse eliminado da Copa do Mundo de Clubes.

Com a diminuição da multa de 200 milhões de euros para 25 milhões, o Flamengo não precisaria mais negociar valores pelo atleta. O clube carioca apenas indicou que o pagamento deveria ser feito à vista. Antes de conlucir a negociação, Gerson solicitou a participação na Copa do Mundo de Clubes.
Leia mais:
Vasco avança com Thiago Mendes e estabelece duração do contrato
STJD analisa acusação de manipulação envolvendo Bruno Henrique
Rescisão contratual

Inteirado do interesse do Al-Nassr e da chance de Gerson romper o contrato, os russos agiram rapidamente e pagaram o valor total da multa na manhã de terça-feira, poucas horas depois de o volante chegar ao Rio de Janeiro após o torneio nos Estados Unidos.
Flamengo

Gerson disputou 253 jogos pelo Flamengo em suas duas passagens pelo clube, conquistando 155 vitórias, 50 empates e 48 derrotas. O volante anotou 19 gols, sendo o mais recente em sua última partida, na eliminação para o Bayern nas oitavas de final da Copa de Clubes.
Títulos na carreira
Gerson ganhou 12 troféus: Libertadores (2019), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2024), Supercopa (2020, 2021 e 2025), Recopa Sul-Americana (2020) e Carioca (2020, 2021, 2024 e 2025).