Os torcedores do São Raimundo Esporte Clube estão ansiosos por uma resposta do presidente do clube, Josimar Alves, e dos conselheiros do Tufão da Colina, para que possam se reunir e avaliar a proposta apresentada pelo vice-presidente de esportes, Janmes Alberto, para transformar o Alviceleste em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Um grupo de fanáticos pelo clube, que possui uma das maiores torcidas do Estado, levou faixas e cartazes até a sede do clube, localizada no bairro de São Raimundo, na zona Oeste de Manaus, com o objetivo de pedir uma resposta da direção e dos conselheiros da agremiação.
Fiola Nobre, torcedor, conselheiro e sócio benemérito do São Raimundo, esteve presente na manifestação para respaldar as alterações propostas pelo investidor do clube. Ele também enfatizou que a aceitação da alteração pela direção e pelos conselheiros representaria um ponto crucial para a transformação do São Raimundo.
“Eu acho que é uma oportunidade única porque essa é uma tendência mundial. Os clubes grandes já montaram a SAF. Por que o São Raimundo, que tem essa oportunidade, não aproveita agora? Eu acredito que os nossos conselheiros vão aceitar essa proposta. Eu confio muito no James, é um cara honesto e jamais pensaria em trazer prejuízos para o clube. Eu sou favorável e vou votar favorável”, ressaltou.

Antonio Maranhão, ex-presidente do São Raimundo e um dos principais jogadores da história do clube, juntamente com Delmo, o maior artilheiro da história do Campeonato Amazonense com 24 gols pelo Tufão em 2004, também esteve presente para apoiar os torcedores. Além de Fiola e Delmo, o ex-presidente do clube, Antonio Maranhão, enxerga a mudança como uma chance para o São Raimundo retornar aos seus tempos gloriosos, quando o clube ganhou vários títulos nas décadas de 90 e início dos 2000.
“Sou totalmente a favor, se não tiver SAF, o clube vai se acabar, que é o caso do São Raimundo, que não está mais existindo futebol e nem o social. Essa mudança vem para mudar o clube da água para o vinho. Nós, nos tornando SAF, com toda a certeza vamos alcançar muitos campeonatos que já deixamos de conquistar no passado. Quem sabe a gente pode voltar à Série B e quem sabe à Série A. Eu acredito muito porque as SAFs estão dando certo em todos os clubes”, completou.
Propositura
No sábado passado (10/05), o vice-presidente de esportes, principal patrocinador do clube e líder do futebol colinense há dois anos, apresentou uma proposta de investimento de mais de R$ 5 milhões para os próximos cinco anos, com foco exclusivo no departamento de futebol.
James, que esteve presente no manifesto e recebeu muitos aplausos dos fãs, destacou que a proposta não inclui os bens patrimoniais do Tufão – a sede e o estádio da Colina permanecerão sob a administração direta do São Raimundo.
“Com a criação da SAF, a gente consegue pegar mais apoiadores de fora de Manaus, apoiadores empresariais, para que possa inserir mais valores dentro do São Raimundo, criando grandes times, grandes estruturas. Conseguimos a certidão federal do clube, estamos a passos de conseguir a certidão trabalhista e equalizamos várias dívidas deixadas nos últimos 20 anos por ex-dirigentes”, Janmes Alberto, vice-presidente de esportes do São Raimundo.
Leia também:
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira, anuncia CBF
Ênio deve sair do Juventude após nova suspeita de manipulação
Josimar Alves, presidente do São Raimundo, garantiu que apresentará uma contraproposta após uma reunião com o conselho.
Nesta temporada, o Tufão da Colina não passou da primeira etapa de nenhum dos turnos do Campeonato Amazonense. Ausente de competições no segundo semestre, o clube só volta a jogar futebol novamente em 2026, no Barezão.