
Sorteio da Copa do Mundo de 2026 já tem data marcada

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (22/8) que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, às 13h (horário de Brasília). A definição reunirá as 48 seleções participantes, divididas em 12 grupos de quatro equipes.
A edição de 2026 terá como sedes Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 18 de julho. A maior parte dos jogos será realizada em solo norte-americano, mas Trump destacou, em tom de brincadeira, que também “deixou espaço” para os outros dois países receberem partidas do torneio.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, esteve na Casa Branca e permitiu que Trump segurasse a taça da Copa do Mundo. O presidente dos Estados Unidos fez uma piada sobre deixar o troféu no Salão Oval da Casa Branca, mas Infantino afirmou que ele teria que entregá-lo ao próximo campeão.
Infantino também ofereceu a Donald Trump um ingresso para a final da Copa, que acontecerá no dia 19 de julho no estádio MetLife, em Nova Jersey. A venda de ingressos ao público terá início no dia 10 de setembro.
Além disso, o governo dos Estados Unidos garantiu que facilitará o visto para quem quiser visitar o país durante a Copa do Mundo, embora “alguns países tenham mais facilidade do que outros”. Trump também afirmou que “acha” que o presidente russo, Vladimir Putin, pode visitar os Estados Unidos para assistir à Copa.
O sorteio da Copa do Mundo de 2026 contará com uma novidade. Torcedores de todas as 16 cidades-sede — com duas no Canadá, três no México e 11 nos Estados Unidos — poderão participar de um “sorteio especial” para ganhar um ingresso gratuito para o evento, que inclui uma experiência VIP. Cada cidade-sede receberá uma quantidade específica de ingressos.
A Copa do Mundo de Clubes de 2025, que ocorreu nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de julho, funcionou como um teste para o Mundial de seleções do próximo ano.

No entanto, dos 16 estádios do torneio de 2026, somente cinco participaram da edição de clubes: MetLife Stadium em Nova Jersey, Mercedes-Benz Stadium em Atlanta, Lincoln Financial Field na Filadélfia, Hard Rock Stadium em Miami e Lumen Field em Seattle. No total, haverá 11 sedes nos Estados Unidos, três no México e duas no Canadá.
Leia mais:
ASA derrota Manauara EC na Colina e larga com vantagem na Série D
Flamengo vence Internacional e se firma líder do Brasileiro
A Copa de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções. Na fase inicial, as equipes serão separadas em 12 grupos. Os dois melhores países de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados, passarão para a segunda fase, iniciando o mata-mata. A Copa de Clubes teve a participação de 32 equipes.
A Fifa dividiu os jogos em três regiões principais: Costa Oeste, Central e Costa Leste. Cada uma das 48 seleções disputará a fase inicial em uma dessas áreas.
A etapa de grupos contará com 72 partidas em todas as sedes e ocorrerá de 11 a 27 de junho. A primeira fase do mata-mata ocorrerá em 14 cidades, de 28 de junho a 3 de julho. As oitavas de final acontecerão em oito estádios diferentes, de 4 a 7 de julho. A partir das quartas de final, somente os Estados Unidos sediarão os jogos da Copa do Mundo.