As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Ricardo Mendonça, tricampeão mundial, comanda dobradinha na Índia

Brasileiro estabelece novo recorde e conquista dobradinha em dia com seis pódios no Mundial Paralímpico
Ricardo Mendonça, tricampeão mundial, comanda dobradinha na Índia

Ricardo Mendonça e Christian Gabriel comemoram dobradinha no Mundial Paralímpico de atletismo (Foto: Cris Mattos/CPB)

O Brasil teve mais uma jornada de destaque no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado na Índia. Ricardo Mendonça foi o destaque do domingo (28/09), conquistando o tricampeonato nos 100m T37 e estabelecendo mais uma vez um novo recorde da competição. A vitória do velocista de 35 anos foi acompanhada por uma dobradinha verde e amarela: Christian Gabriel chegou em segundo lugar, garantindo a medalha de prata e confirmando a supremacia brasileira na competição.

Mendonça já havia mostrado sua superioridade nas eliminatórias, registrando 11s25, um tempo que ultrapassava o antigo recorde mundial. Na final, ele demonstrou ainda mais potência, reduzindo o tempo para 11s16. Já Christian Gabriel registrou o melhor tempo de sua carreira, com 11s23, garantindo a dobradinha brasileira. O indonésio Saptoyogo Purnomo, com o tempo de 11s29, completou o pódio. Ricardo, que começou no esporte paralímpico em 2019 após sofrer sequelas de um acidente em 2014, consolidou sua posição como referência internacional na classe T37, destinada a atletas com paralisia cerebral.

Ricardo Mendonça no Campeonato Mundial Paralímpico de atletismo (Foto: Cris Mattos/CPB)
Ricardo Mendonça no Campeonato Mundial Paralímpico de atletismo (Foto: Cris Mattos/CPB)

Competição com baixa visão

O domingo também trouxe outras conquistas importantes. Rayane Soares, recordista mundial nos 100m T13, conquistou a medalha de prata com o tempo de 12s07, ficando atrás da irlandesa Orla Comerford, que estabeleceu um novo recorde da competição com 11s88. No masculino, João Matos Cunha, com apenas 17 anos, conquistou a medalha de prata nos 400m T72, com o tempo de 1min07s23.

Na mesma competição, no feminino, Edileusa dos Santos conquistou a medalha de bronze após a desclassificação de uma concorrente. A atleta, com 59 anos, participou de seu primeiro Mundial e demonstrou a força da petra, uma modalidade em ascensão no país.


Leia também:

Gol de Henrique Almeida assegura vitória do Amazonas na Série B

Santiago Rodríguez marca e Botafogo vence o Atlético-MG no Nilton Santos


Kesley Teodoro conquistou a primeira medalha do dia, ganhando o bronze nos 100m T12. Após anos de esforço, o brasileiro conquistou seu primeiro pódio em um Mundial ao marcar 11s04.

Com as seis medalhas ganhas neste domingo – uma de ouro, três de prata e duas de bronze – o Brasil totalizou 10 medalhas no torneio (três de ouro, cinco de prata e duas de bronze), ocupando a primeira posição no quadro geral em Nova Déli.

O resultado fortalece a expectativa da delegação para os Jogos Paralímpicos de Paris em 2024 e comprova a afirmação do país como uma potência global no atletismo paralímpico.