Samuel Silva, um pequeno amazonense de apenas seis anos, ganhou destaque no Festival Nacional da Criança (FENAC), a mais importante competição de xadrez infantil do país, realizada em Teresina (PI), no período de 30 de abril a 4 de maio de 2025.
A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), promoveu o evento que reuniu 150 jogadores mirins de 20 estados brasileiros, distribuídos em diversas categorias.
Samuel disputou na classe Sub-6 e conquistou dois títulos nacionais: Campeão Brasileiro Absoluto Clássico e Campeão Brasileiro Absoluto Rápido. Além disso, foi vice-campeão brasileiro na modalidade Blitz, demonstrando competência técnica em diversos ritmos de jogo.
O jovem jogador de xadrez, que iniciou seu treinamento com o professor Wesley dos Santos aos 3 anos e 8 meses, se sobressai pela sua visão estratégica, foco e maturidade, consolidando-se como uma das principais figuras da nova geração do xadrez no Brasil.
De acordo com Silvana Lima, mãe de Samuel, o sucesso do jovem no xadrez se deve ao apoio familiar e ao empenho dos professores.
“Isso é reflexo de uma trajetória construída com incentivo da família, orientação cuidadosa dos professores e, principalmente, a coragem dele próprio em enfrentar desafios com maturidade impressionante para a idade”, disse Silvana Lima, mãe de Samuel, enxadrista campeão brasileiro.
O desempenho de Samuel no FENAC 2025 demonstra o potencial da base esportiva do Amazonas e incentiva o uso do xadrez como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e emocional desde a infância.