Nacional e Amazonas se enfrentam na grande decisão do Campeonato Amazonense, nesta terça-feira (1º/04), às 20h (horário da capital amazonense), na Arena da Amazônia. No duelo de felinos, a Onça-pintada busca o segundo título de campeão na história, sendo a primeira conquista em 2023. Já o Leão da Vila Municipal almeja o 44º troféu, o último conquistado em 2015.
Vaga na final
Sob o comando do técnico Eduardo Barros, o Amazonas garantiu vaga na final geral da competição ao conquistar o primeiro turno diante do Manauara, na disputa de pênaltis, por 6 a 5, após em empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Já o Nacional venceu o Manaus por 2 a 0 na decisão do returno, e carimbou a vaga na grande final, em jogo único.

O atacante Luan Silva, autor do gol que garantiu o inédito título do Amazonas em 2023, é uma das armas do Aurinegro na decisão. O camisa 9 deve iniciar a partida entre os titulares e espera um confronto difícil.
“Eu fico feliz por estar em mais uma decisão. Finais são para poucos. Espero que possamos dar o nosso melhor. Estamos concentrados. Mas vai ser um jogo difícil e estudado, mas tivemos uma boa semana de trabalho. Que possamos aproveitar o que fizemos durante a semana e colocar em prática na partida”, concluiu o centroavante do Amazonas.

No duelo, o técnico Eduardo Barros não irá contar com o volante Maciel, que está entregue ao departamento médico e se recupera por conta de uma lesão. Apesar da baixa no elenco, o treinador terá o retorno do também volante Bruno Ramires, que volta de suspensão automática diante do RPE Parintins, por acúmulo de cartões amarelo.

Pelo Nacional, o atacante Hernane Brocador, que completa 39 anos no próximo dia 8, mostrou que, assim como o vinho, conforme o tempo passa, a sua qualidade se eleva. O atleta que chegou ao clube azulino em janeiro deste ano, lidera a artilharia do Amazonense com quatro gols e foca no título.
“A sensação é de alívio. Quando eu cheguei à minha primeira coletiva, eu falei que a gente tinha objetivos e o clube também tinha objetivos ousados. Um deles era ganhar um turno para conquistar a Copa do Brasil e calendário para a próxima temporada. Isso já conseguimos. Outro individual meu era brigar por artilharia. Hoje eu sou o artilheiro do campeonato”, pontuou Hernane Brocador.
FAF confirma VAR na finalíssima do Barezão

A final do Campeonato Amazonense de Futebol de 2025 será apitada por um árbitro de vídeo (VAR) pela Federação Amazonense de Futebol (FAF). Nesta terça-feira (31/03), às 20h, as equipes entram em campo na Arena da Amazônia para disputar o título.
Rafael Ramos Tourinho será o árbitro da partida, auxiliado por Anne Kesy Gomes De Sá, da Fifa, e Alexandro Lira De Alexandre, como assistente. Raimundo José Azevedo De Medeiros será o quarto árbitro, enquanto Celso Mota Rezende será o analista.
Leia mais:
CBF decide pela saída de Dorival Júnior do comando da Seleção
Brasileirão 2025 contará com norma contra cera de goleiros
Ivan Da Silva Guimarães Junior, do Amazonas, será o árbitro de vídeo, auxiliado por Dimmi Yuri Das Chagas Cardoso, como assistente de VAR. Yungo Paiva Macedo será o observador do VAR. Reginaldo Vasconcelos Noronha será o quality.
Segundo a Federação Amazonense de Futebol, os árbitros da CBF no Amazonas Rafael Ramos Tourinho, Ivan da Silva Guimarães Junior e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso estão autorizados a operar com o VAR. Anne Kesy Gomes De Sá, por outro lado, é a única representante do Amazonas no grupo Fifa e possui experiência em partidas do Campeonato Brasileiro Série A e Copa Libertadores.