Flamengo: Conmebol retira expulsão de Plata na Libertadores

Expulsão do Plata em Flamengo x Estudiantes (Foto: André Durão/ge).
A Conmebol decidiu retirar a punição de Gonzalo Plata, do Flamengo, que foi expulso na partida contra o Estudiantes, pelas quartas de final da Libertadores, em um lance polêmico revisado pelo VAR. A partida aconteceu na noite de quinta (18/9).
Com isso, Plata, que foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, está apto a atuar no jogo de volta do duelo, que será na próxima quinta-feira (25), na Argentina.
A informação foi confirmada pelo próprio Flamengo em comunicado oficial.
Na manhã desta sexta-feira, a Conmebol já havia admitido que houve erro na expulsão de Plata. No vídeo divulgado pela entidade, antes dos áudios do VAR, o narrador reconhece que o árbitro colombiano Andrés Rojas não deveria ter mostrado o cartão vermelho.
Mesmo com a retirada do segundo cartão amarelo, que fez com que o jogador fosse expulso, a primeira advertência, recebida ainda no primeiro tempo do jogo, segue válida. Ou seja, o Flamengo terminou a partida contra o Estudiantes com quatro cartões amarelos, aplicados a Gonzalo Plata, Samuel Lino, Saul Niguez e Bruno Henrique.
Leia mais:
Flamengo derrota Estudiantes, mas sofre gol e deixa o confronto em aberto
Flamengo projeta inauguração do próprio estádio em 2036
Entenda o caso: Lance polêmico
A arbitragem do colombiano Andrés Rojas na partida causou polêmica entre os flamenguistas. Plata recebeu cartão vermelho aos 37 minutos do segundo tempo, após receber o segundo amarelo em disputa com Facundo Rodríguez.
O placar estava em 2 a zero para o Flamengo. Com um homem a mais, o Estudiantes conseguiu marcar o gol de desconto pouco depois da expulsão.
Com o resultado, o Flamengo se classifica com qualquer vitória ou empate na partida de volta, que ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.
Com informações de CNN Brasil e G1.
