As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Amazonense que integra quadro da Fifa é destaque no Dia do Árbitro Esportivo

Anne Kesy Gomes de Sá, árbitra amazonense no quadro da Fifa, fala sobre carreira e importância da profissão para o esporte.
Amazonense que integra quadro da Fifa é destaque no Dia do Árbitro Esportivo

Anne Kesy Gomes de Sá, árbitra amazonense no quadro da Fifa (Foto: Divulgação/Sedel).

Nesta quinta-feira (11/9), o Dia do Árbitro Esportivo ganha um sabor especial no Amazonas. Entre os nomes de destaque está a amazonense Anne Kesy Gomes de Sá, árbitra assistente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e também profissional de Educação Física no Programa RespirAR, referência nacional em saúde e qualidade de vida.

Ela recebeu homenagem do Governo do Amazonas durante as celebrações da data comemorativa. A iniciativa destacou a contribuição dos profissionais que atuam nos esportes e reforçou o reconhecimento à trajetória de Anne Kesy.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, comentou a trajetória de Anne.

“O Governo do Amazonas segue investindo no desenvolvimento esportivo, apoiando tanto atletas quanto profissionais que atuam diretamente nas competições. Anne é um exemplo de dedicação e competência, que enche de orgulho o nosso estado”.


Leia mais:

Árbitro assistente é preso acusado de agredir ex-namorada jogadora do Manaus

Árbitro da Fifa morre durante treino de preparação no Vietnã


Anne ingressou na arbitragem em 2009 e, desde 2022, integra o quadro da Fifa. A amazonense esteve em torneios como a Libertadores da América, a final do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, jogos da Copa do Brasil e das quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

Em outubro, Anne representará a arbitragem amazonense na Copa do Mundo Feminina Sub-17, no Marrocos, marcando sua primeira participação em uma competição oficial da Fifa.

“Foi através da arbitragem que transformei minha vida. Pude conhecer outros países, culturas e pessoas. Então, o Dia do Árbitro é um dia muito importante para a gente comemorar. O esporte precisa dessa figura, para que o jogo flua, as regras sejam aplicadas e o esporte seja praticado de forma justa”, declara a profissional.

O marco da minha carreira foi a primeira final do Campeonato Amazonense. Depois vieram as oportunidades na CBF, chegando à Série A do Brasileiro, um passo muito importante. Entrar no quadro da Fifa e atuar em competições da Conmebol foram conquistas marcantes. E, agora, terei a honra de participar da minha primeira Copa do Mundo, um sonho que jamais imaginei alcançar”, finalizou.