Exatamente oito meses depois, o atacante David está prestes a retomar os treinos com o restante do time do Vasco, em uma recuperação que é comemorada internamente e considerada surpreendente. Após a partida contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, no dia 29 de setembro de 2024, o atleta recebeu o diagnóstico de ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Segundo publicação do GE, o atacante está na fase final da recuperação da lesão, que consiste em retornar aos treinos com a equipe de forma parcial. Durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, David deve praticar com o grupo.
Embora tenha se machucado no final de setembro, David passou por uma cirurgia três semanas depois. Em outras palavras, em sete meses, o atleta já apresenta uma recuperação significativa — considerando que a lesão pode levar até dez meses para ser totalmente tratada, de acordo com informações de pessoas do clube.
Como é uma lesão complexa com várias complicações, o Vasco geralmente não fornece prazos de retorno, pois há uma grande variabilidade no tempo de recuperação de cada atleta.
Acredita-se internamente que David teve uma “recuperação lisa” durante todo o período, sem enfrentar nenhum tipo de problema. Além do que está disponível no CT Moacyr Barbosa, o clube carioca buscou recursos externos para tornar a recuperação de David ainda mais eficiente.
Além disso, o clube elaborou um cronograma específico para situações de lesões graves, que inclui acompanhamento completo no CT, com todas as áreas do Departamento de Médico (DM) e Performance disponíveis, além de atividades realizadas em casa.
Fisioterapeutas e funcionários do DM do Vasco foram à residência de David para realizar atividades na piscina e no campo da casa do jogador. Além disso, o jogador montou uma academia em casa, equipada com aparelhos de musculação e aeróbicos. Tudo para otimizar e aprimorar ainda mais o processo de recuperação.
Leia também:
Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira, anuncia CBF
Manaus FC intensifica treinos para duelo com o Independência-AC
Nas semanas seguintes, o jogador passará por uma etapa que requer bastante cuidado: o retorno às atividades com o grupo de forma parcial, com exercícios com bola que demandam mais contato e confiança do próprio atleta.
Nesta sexta-feira (30/05), David comemora uma década de carreira. O jogador fez sua estreia pelo Vitória no dia 30 de maio, aos 19 anos, em um jogo da Série B contra o Botafogo. Ele teve passagens por Cruzeiro, São Paulo e Internacional antes de chegar ao Vasco no começo do ano passado.
Antes da lesão, David disputou 39 jogos em 2024, marcando sete gols e fornecendo quatro assistências. Ele foi titular desde o começo do ano no Vasco e estava entre os três jogadores com mais contribuições para gols na temporada, em um momento crucial com a disputa do Brasileirão e das semifinais da Copa do Brasil.