As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Copa do Brasil e Série D do Brasileirão terão mais participantes em 2026, diz CBF

Copa do Brasil e Série D do Brasileirão terão mais participantes em 2026, diz CBF

Presidente da CBF falou sobre mudanças no calendário e ampliação do número de times em competições do futebol brasileiro.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está trabalhando para fazer modificações no calendário do futebol brasileiro. A informação foi veiculada pelo presidente da entidade, Samir Xaud, nesta quarta (20/8), em participação no videocast Toca e Passa, do GLOBO.

No programa, Xaud disse:

“Nós vamos ter reformulação no Campeonato Brasileiro da Série D, na Copa Verde, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. A gente está fazendo um rearranjo de todas as nossas competições para conseguir encaixar no calendário brasileiro como o mínimo de prudência”.

O objetivo da CBF é permitir que mais clubes possam participar sem que isso resulte numa quantidade de jogos ainda maior para os das Séries A e B. Por isso, o torneio passará por uma reformulação.

Já quanto à Série D, a ideia da entidade é ampliar o número de times participantes, e assim diminuir a quantidade de clubes que ficam sem um calendário com o fim dos Estaduais. Apesar do crescimento de participantes, o agrupamento dos times por proximidade geográfica será mantido para viabilizar a logística das viagens.

Com esta nova Série D, a CBF ainda descarta qualquer possibilidade de criação de uma Série E.

Xaud também declarou:

“Os clubes vão ficar satisfeitos, sim. Eu acho que as federações também irão ficar satisfeitas com o modelo que a gente está pensando e trabalhando em cima”.


Leia mais:

Flamengo anuncia maior patrocínio do futebol brasileiro; veja valor milionário

Neymar aparece em pré-lista de Ancelotti e pode voltar à Seleção Brasileira


As mudanças ainda estão sendo elaboradas para serem apresentadas com o calendário 2026. A única já anunciada é a redução dos Estaduais de 16 para 11 datas.

Ainda assim, esse enxugamento só valerá para os estados que contam com representantes nas Séries A e B do Brasileiro. Os demais terão um período de realização maior.

Outra frente da CBF é a conversa com a Conmebol para tentar retirar do Brasil as duas vagas na pré-Libertadores, que ocupam quatro datas do calendário. O objetivo da confederação brasileira é conseguir, em troca, emplacar mais um clube na fase de grupos.

As transformações serão apresentadas daqui a cerca de 50 dias. As duas competições nacionais serão remodeladas para ganhar mais participantes. Hoje, a Copa do Brasil conta com 92 times. Já a Série D, com 64.

Asssista ao programa com Samir Xaud abaixo:

*Com informações de O Globo.