Ídolo do Barcelona, Jordi Alba anuncia aposentadoria do futebol

(Foto: Reprodução/Instagram/Jordi Alba)
O lateral-esquerdo Jordi Alba, do Inter Miami, anunciou nesta terça-feira (7/10) que vai se aposentar do futebol ao término da atual temporada da Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos. Aos 36 anos, o ex-jogador do Barcelona e da seleção da Espanha coloca um ponto final em uma carreira marcada por títulos e passagens históricas.
No Inter Miami, em 2023, Alba jogou ao lado dos antigos companheiros Lionel Messi, Luis Suárez e Sergio Busquets, integrando um time com forte ligação ao Barcelona. Sua aposentadoria marca o fim de uma era para o clube e para os fãs que o acompanharam desde os tempos do famoso trio MSN (Messi, Suárez, Neymar), já que ele será o desfalque imediato desse legado histórico no futebol.

Um dos pilares da era de ouro do Barcelona
Titular na conquista da Liga dos Campeões de 2015, Jordi Alba se tornou o sétimo jogador daquela escalação campeã a anunciar o fim da carreira. Dos 11 titulares que venceram a Juventus por 3 a 1, em Berlim, apenas Ter Stegen, Messi, Suárez e Neymar seguem em atividade.
Em setembro, o volante Sergio Busquets, também do Inter Miami, já havia anunciado que se aposentará ao final da próxima temporada da MLS, em 2025.
Relembre os titulares do título europeu de 2015 e o que fazem hoje:
-
GOL: Ter Stegen – ainda joga pelo Barcelona

-
LD: Daniel Alves – aposentado
-
ZAG: Piqué – aposentado
-
ZAG: Mascherano – aposentado
-
LE: Jordi Alba – atua pelo Inter Miami, mas anunciou aposentadoria

-
VOL: Sergio Busquets – atua pelo Inter Miami, mas anunciou aposentadoria

-
MC: Rakitić – aposentado
-
MC: Iniesta – aposentado
-
PD: Messi – atua pelo Inter Miami

-
ATA: Luis Suárez – atua pelo Inter Miami

-
PE: Neymar – atua pelo Santos

Com passagens marcantes pelo Valencia, Barcelona e pela seleção espanhola, Jordi Alba encerra uma trajetória vitoriosa, com títulos da Eurocopa (2012), Liga dos Campeões (2015), La Liga, Copa do Rei e o Mundial de Clubes da FIFA.
