O espanhol Carlos Alcaraz fez história neste domingo (8/6), ao conquistar seu segundo título consecutivo em Roland Garros. Ele protagonizou uma virada histórica contra o italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, naquela que foi a final mais longa da história do torneio.
Após sair perdendo por 2 sets a 0, Alcaraz teve uma recuperação espetacular para derrotar o italiano por 3 sets a 2, parciais de 6/4; 7/6; (4/6); (6/7); (6/7).
A partida durou 5 horas e 31 minutos.
Leia mais:
VÍDEO: João Fonseca vence Pierre-Hugues Herberte e vai à terceira fase de Roland Garros
Amazonenses são melhores em campeonato brasileiro de tênis de mesa
A final Alcaraz x Sinner
O jogo começou com Sinner e Alcaraz fazendo uma disputa feroz ponto a ponto, mostrando grande nível técnico aos fãs que lotaram a histórica quadra Philippe-Chatrier.
O tenista espanhol foi o primeiro a quebrar o saque adversário, mesmo assim Sinner não se abateu.
O líder do ranking mundial se recuperou no set e reverteu a desvantagem no placar. Com saques agressivos, o italiano complicou a recepção de Alcaraz, virando a parcial e fechando o primeiro set em 6 a 4.
No segundo set, Alcaraz se recuperou e e conseguiu empatar a partida, levando a decisão da parcial para o tie-break. Mas Sinner saiu vitorioso, abrindo 2 a 0.
No terceiro set, o espanhol foi para cima do rival e conseguiu o que ninguém havia feito na edição 2025 de Roland Garros: fazer Sinner perder um set.
O vice-líder do ranking mundial conseguiu as quebras de saque e levou a melhor na parcial, animando os torcedores na França.
No quarto set, os adversários começaram se estudando e evitando cometer erros.
A primeira quebra foi acontecer apenas no sétimo game, quando o italiano absorveu os saques do rival para abrir 4 a 3. Na sequência, Sinner ampliou a vantagem para 5 a 3, se aproximando do título. Nos dois games seguintes, Carlos Alcaraz não se deu por vencido e buscou o empate. Com isso, o set foi novamente para o tie-break.
Em busca do bicampeonato, o tenista espanhol confirmou o serviço no 11º game e passou a frente do placar, 6 a 5.
Sinner não deixou Alcaraz se animar com a vantagem e logo tratou de deixar tudo igual, 6 a 6.
No game decisivo, o espanhol dominou as ações, fechou o set em 7 a 6 e empatou a partida.
E no quinto set, a virada de Alcaraz. Ele começou com tudo e já quebrou o saque de Jannik Sinner logo no primeiro game.
Contando com o apoio total da torcida, o tenista espanhol fez o que parecia ser impossível: virar a partida.
Sinner não se deu por vencido. Após estar perdendo por 5 a 3, o italiano buscou o empate, em umas das maiores finais da história de Roland Garros.
No game decisivo, o “Príncipe do Saibro” atropelou o adversário e fechou a partida em 7 a 6, conquistando a segunda taça consecutiva do torneio francês.
Com informações de CNN Brasil.