Wagner Moura e “O Agente Secreto” ganham prêmios dos críticos de Nova York

(Imagem: G1 Globo).
O filme brasileiros “O Agente Secreto” e o ator Wagner Moura levaram os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards (NYFCC, prêmio do Círculo de Críticos de Nova York). O anúncio foi feito nesta terça (2/12) pela organização nas redes sociais.
A organização reúne críticos de cinema de publicações sediadas em Nova York e é considerada uma das mais prestigiadas da indústria.
Os vencedores do NYFCC nem sempre coincidem com os do Oscar, mas por ser uma das primeiras premiações da temporada, acaba servindo como termômetro e chamando atenção para os escolhidos.
Leia mais:
Wagner Moura é o principal favorito ao Oscar de melhor ator em 2026, aponta imprensa internacional
Essa é a segunda vitória de Kleber Mendonça Filho na categoria de Melhor Filme Internacional, depois de “Bacurau” em 2020.
Os mais recentes vencedores do NYFCC foram “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (2024) e “Anatomia de Uma Queda” (2023). O último também levou o Oscar nessa categoria.
Já Wagner vence um ano depois de Adrien Brody, que levou também o Oscar de Melhor Ator por “O Brutalista”.
Na sua rede social, Kleber Mendonça Filho comemorou a premiação:
Ambientado no Recife dos anos 1970, durante a ditadura militar, o filme acompanha Marcelo, que retorna à cidade, é acolhido em uma casa de refugiados e começa um novo trabalho enquanto tenta esconder um passado sombrio. “O Agente Secreto” está em cartaz nos cinemas brasileiros.
*Com informações de G1






