31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Túmulos de artistas e políticos que atraem manauenses ao São João Batista

Publicado em:

- Anúncio -

As mais de 19 mil sepulturas existentes no cemitério São João Batista, inaugurado em 1891, contam boa parte da história política e cultural do Amazonas. Confira alguns túmulos que viraram até atração turística no local!

Ária Ramos – Violonista

A jovem violonista foi morta em um atentado ocorrido em 1915, uma terça-feira de Carnaval, no teatro do Ideal Clube, hoje teatro Gebes de Medeiros. Conforme relatos da época, ele tocava a canção “Subindo ao céu”, quando foi atingida por uma bala. Seu túmulo está na quadra 5 do cemitério onde há um busto de mármore com a figura da violonista.

Santa Etelvina – Estudante

Outra jovem assassinada que entrou para a história de Manaus, e cujo túmulo é muito visitado até os dias de hoje, é o da estudante Etelvina Alencar, morta em 1901, nas imediações do hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Ela foi assassinada brutalmente pelo namorado, José, que não aceitou o fim do relacionamento. Após alguns anos, uma série de milagres foi atribuído a intervenção da menina, o que levou a população a considerá-la uma santa, algo não reconhecido pela igreja Católica.

Jefferson Peres, Ex-senador

Um dos políticos mais influentes e respeitados pelo amazonenses, Jefferson Péres tem um túmulo construído no estilo arte moderna e até hoje muitos eleitores costumam frequentar o local para, segundo os coveiros, ter um “dedo de prosa” com o político. Péres morreu em 2008, quando exercia o segundo mandato de Senador da República. Neste ano foi a vez da viúva dele, a ex-desembargadora Marlidice Péres.

Eduardo Ribeiro – ex-governador

Um dos governadores que modificou a paisagem de Manaus, o maranhense Eduardo Ribeiro governou o Estado entre 1891 e 1896, tendo como principais realizações a construção do Teatro Amazonas, reservatório do Mocó, a ponte de Ferro da avenida 7 de Setembro, e o Palácio de Justiça. Foi durante a administração de Eduardo Ribeiro que Manaus ficou conhecida como a Paris dos Trópicos. O túmulo dele no São João Batista está emoldurado por um busto em mármore que destaca a carreira do ex-governador no Exército Brasileiro.

Gilberto Mestrinho – ex-governador

Outra figura política importante no Estado e cujo túmulo está no São João Batista é Gilberto Mestrinho, o Boto Tucuxi. O político foi deputado federal, senador, prefeito da cidade de Manaus e governador do estado. Ele faleceu em 2009 vítima de uma insuficiência renal. Sua sepultura ainda é lembrada com carinho por eleitores e por quem o admirava.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -