A cidade de Manaus comemora no dia 24 de outubro 353 anos de fundação. Confira alguns nomes pelos quais a capital amazonense ficou conhecida ao longo dos anos.
FORTE DE SÃO JOSÉ DA BARRA DO RIO NEGRO
Fundada em 1669, a cidade resumia-se a um pequeno aglomerado de casas e pequenos comércios que surgiram em função do Forte de São José da Barra do Rio Negro, construído pela coroa portuguesa para garantir a ocupação de terras que não estavam garantidas ao Reino pelo Tratado de Tordesilhas, assinado com a Espanha.
VILA DA BARRA DO RIO NEGRO
A vila da Barra foi o segundo nome pelo qual a atual Manaus foi conhecida, posto que experimentou um crescimento exponencial com a seguida ocupação da terras pelos portugueses, sobretudo com os chamados descimentos, expedições militares-religiosas que tinham como objetivo capturar indígenas, evangeliza-los e aldeá-los.
CIDADE DA BARRA DO RIO NEGRO
Em 1848 a vila foi elevada a categoria de cidade e recebeu seu primeiro nome oficial: Cidade da Barra do Rio Negro, se tornando imediatamente uma das mais prósperas do Estado do Grão-Pará, cuja capital era Belém, fundada bem antes: 1612.
MANAÓS
Em 1856 a cidade troca de nome e passa a se chamar Manaós, uma homenagem a um grupamento de indígenas considerados valentes e guerreiros e cuja principal liderança foi o cacique Ajuricaba. Posteriormente, com as reformas ortográficas da língua portuguesa passou a ser denominada Manaus, como conhecemos até hoje.
CIDADE SORRISO
A miscigenação entre as três raças principais que deram origem aos brasileiros deixou marcas também em Manaus, cujo povo é nacionalmente conhecido pela acolhida, hospitalidade e ter sempre um sorriso no rosto. Tais características trouxeram para a nossa capital o apelido de Cidade Sorriso.