27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Mulheres no rock: Seis artistas que difundiram o gênero no Brasil

Publicado em:

- Anúncio -

Em um cenário predominantemente masculino, as mulheres também conseguiram ocupar espaços importantes na história do rock. Foi por meio de uma delas, inclusive, que o gênero chegou no Brasil e se popularizou. Dos anos 50 aos dias atuais, confira uma lista com as brasileiras que fizeram história no rock.

Nora Ney – Anos 50

O rock brasileiro também nasce de uma mulher. Embora Nora seja lembrada por sua carreira no samba-canção, foi ela quem lançou o primeiro disco de rock no país. Foi no ano de 1955 e o filme Sementes de Violência fora recentemente lançado. A gravadora Continental não perdeu tempo: convidou Nora, que gravou a canção Rock Around the Clock, que compunha a trilha sonora do filme, lançada sob o título Ronda das Horas.

Wanderleia – Anos 60

A primeira guitarra com fuzz no Brasil foi gravada no álbum de Wanderléa: foi na canção Prova de Fogo, escrita por Erasmo Carlos e lançada em 1967. Wanderléa é o maior nome da Jovem Guarda no Brasil, tendo sido cristalizada e estigmatizada como a Ternurinha. Um apelido pouco apropriado para quem trouxe o fuzz para o Brasil.

Rita Lee – Anos 70

A rainha do rock brasileiro é uma das artistas mais versáteis da nossa história. Desde a explosão com o Mutantes, em 1968, até seu último álbum solo, Reza (2012), Rita já passeou por todos os estilos e experimentações musicais, além de abrir as portas do rock para as mulheres falarem abertamente sobre suas próprias questões sociais e sexuais em primeira pessoa.

Taciana Barros – Anos 80

E na década de 80, Taciana, ao lado da Gang 90, foi uma das precursoras da new wave por aqui. Aos 15 anos ela já tocava em uma banda de baile que fazia apresentações fixas em um bar de Santos. Foi lá que ela conheceu a Gang 90, que estava procurando uma tecladista para substituir Alice Pink Pank. Com a banda, Taciana compôs e lançou dois discos clássicos: Rosas e Tigres (1985) e Pedra 90 (1987). Além de parcerias com Edgar Scandurra (como o projeto Pequeno Cidadão).

Cássia Eller – Anos 90

Dona de uma das maiores vozes da história da nossa música, Cássia já cantou de tudo: forró, ópera e até um espetáculo com Oswaldo Montenegro em 1981. Oito anos mais tarde, Cássia (com a ajuda do tio) levou uma fita demo com uma versão da canção Por Enquanto, de Renato Russo à PolyGram. Contratada, ela lançou seu disco de estreia em 1990, vendendo mais de 60 mil cópias. Dali para frente foram inúmeros sucessos e parcerias; suas músicas estiveram presente em mais de 15 novelas e seu último álbum lançado em vida, Com Você… Meu Mundo Ficaria Completo (1999), vendeu mais de 100 mil cópias.

Pitty – Anos 2000

Pitty é certamente a mulher mais bem-sucedida (em termos comerciais) do rock brasileiro. Começou tocando bateria em uma banda de punk e hardcore de Salvador, depois partiu para a Inkoma, com quem gravou o disco Influir em 2000. Em 2002 ela iniciou sua carreira solo, lançando Admirável Chip Novo no ano seguinte. O álbum vendeu mais de 800 mil cópias, alcançando o topo das paradas de sucesso brasileiras.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Juan Gabriel
Juan Gabriel
Juan Gabriel é jornalista e editor do Portal Rede Onda Digital. Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua desde 2016 no mercado da comunicação, com experiência na cobertura de grandes acontecimentos no Amazonas e em outras partes do Brasil. Hoje se dedica a levar informação com credibilidade à população através da Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -