Veio a público na última quarta-feira (5), o trabalho científico que encontrou a maior árvore da floresta Amazônia, um angelim vermelho de 88,5 metros de altura.
Confira algumas gigantes da floresta:
1 – Angelim vermelho
A maior árvore foi encontrada no meio da floresta Amazônica na região do Laranjal do Jari, no Amapá. O exemplar tem 88,5 metros de altura e uma circunferência de quase 10 metros. O trabalho que registrou este recorde aponta que este angelim tem quase 600 anos.
2 – Castanheiras
As castanheiras chegam a viver 500 anos, e podem atingir até 50 metros, que corresponde à altura de um prédio de 16 andares. O fruto de um exemplar é criado nos chamados ouriços de castanha, que quando são coletados caem naturalmente a uma velocidade e peso impressionantes.
3 – Samaumeira
Nativa de ambientes alagados, a samaumeira – ou sumaumeira para alguns – pode atingir até 60 metros de altura e três metros de diâmetro de caule. Generosa, é conhecida como “a mãe da floresta” por abraçar animais e viajantes com suas raízes, além de oferecer o conforto da sombra de sua copa para um descanso. A raiz, conhecida como sapopema, é extensa, achatada e ligada ao tronco.
4 – Itaúba
Largamente usada na construção naval, sobretudo na fabricação de barcos e flutuantes, a Itaúba é um árvore de grande porte, chegando a 40 m de altura, e 80 cm de diâmetro. Possui casca avermelhada e fissurada.
5 – Pau Brasil
A árvore que dá nome ao nosso País é endêmica da Mata Atlântica até a floresta Amazônica. Os estudos científicos atuais, apontam que sua altura máxima atinge 12 metros, mas no passado há relatos de pau Brasil de até 30 metros. A diferença decorre da predação ocorrida ao longo da história, tendo sido o primeiro produto explorado pelos portugueses que colonizaram o Brasil.